Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BRAGA INAUGURA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA QUE VALORIZA O PATRIMÓNIO

Concurso Municipal de Fotografia pretende aproximar Bracarenses do seu património. Inauguração da Exposição alusiva aos 10 anos da iniciativa

Foi inaugurada hoje, dia 31 de Julho, na Torre de Menagem, a Exposição alusiva aos 10 anos do Concurso Municipal de Fotografia. A exposição abrirá ao público na Segunda-feira, dia 03 de Agosto, com acesso gratuito, de Segunda-feira a Sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00.

O Concurso Municipal de Fotografia tem como objectivo principal contribuir para a aproximação dos Bracarenses ao património cultural de Braga, na perspectiva de melhor o identificarem e reconhecerem, enquanto pilar da identidade cultural. Desta forma suscitava-se um olhar fotográfico atento e sensível para a sua beleza, harmonia, equilíbrio e singularidade.

Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, a fotografia é dos instrumentos mais poderosos para transmitir mensagens, perpetuar momentos ou promover determinados espaços ou actividades. “Este concurso está particularmente centrado na componente patrimonial, física ou imaterial, mas acima de tudo o que sobressai é que, em cada edição, foi sempre possível reunir fotografias de grande qualidade e imagens que são cartões-de-visita da nossa cidade”, afirmou, aproveitando a ocasião para felicitar todos os que, ao longos desta década, participaram no concurso e o valorizaram, estimulando a realização de novas edições da iniciativa.  

O Edil revelou que o Município está a ponderar, na próxima edição do concurso, que deverá ser lançada em Outubro, desafiar os participantes a fotografar a preto e branco. “Ao mesmo tempo, um dos grandes focos nesta matéria passa pela valorização do próprio Museu da Imagem e salvaguarda do espólio fotográfico existente”, garantiu.

As imagens obtidas no concurso têm contribuído para enriquecer o acervo do Museu da Imagem e cumprirão o seu papel enquanto testemunhos de uma época, que poderá ser revisitada por todos quantos se interessem pelas imagens fotográficas de Braga.

Este concurso possibilita também a organização de exposições públicas dos trabalhos a concurso em cada edição, segundo o princípio de se exporem, para além dos trabalhos distinguidos pelo júri, imagens da autoria de todos os concorrentes, premiando assim todos os participantes. Estas mostras têm também contribuído para animar e dinamizar diferentes espaços culturais Bracarenses, atraindo novos e diferentes públicos.

Ao longo destes 10 anos, foram mais 520 os concorrentes e mais de 13.000 as fotos reveladas, das quais resultaram 600 imagens, apresentadas publicamente nas dez exposições já realizadas.