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BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

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BRAGA IMPLEMENTA PROJECTO EM SETE AGRUPAMENTOS ESCOLARES DO CONCELHO

Plataforma +Cidadania é ´valiosa ferramenta de trabalho´ para toda a comunidade escolar

Lídia Dias, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, participou hoje, dia 30 de Junho, num encontro da rede comunitária +Cidadania, que decorreu no Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho, em Braga. Integrada no painel “Perspectivas para o Futuro”, a vereadora abordou as vantagens e o impacto da plataforma, que resulta de uma parceria entre a Universidade do Minho e o Quadrilátero e foi lançada este ano lectivo nas Escolas Básicas de Braga, Barcelos, Famalicão e Guimarães, incidindo em duas granes áreas de intervenção: o ambiente e o património.

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No Concelho de Braga, a plataforma + Cidadania foi implementada em sete agrupamentos, num total de 27 turmas e 574 alunos, tendo por objectivo desenvolver competências e valores que ajudem as crianças a desempenhar um papel activo na comunidade

Segundo Lídia Dias, os conteúdos digitais da plataforma são ´apelativos, motivadores e diversificados´, contribuindo para desenvolver conhecimentos, competências, atitudes e valores para que as crianças possam ter um papel mais activo na comunidade. “São conteúdos que complementam o currículo e que permitem ter uma diversidade de actividades que despertam a curiosidade nas crianças e potenciam as dinâmicas de grupo. Outra componente importante é a interacção com as famílias e o trabalho de pesquisa que é efectuado em casa, tendo os encarregados de educação demonstrado enorme receptividade e interesse”, afirmou, referindo que a formação dada aos professores permite uma ´utilização correcta da plataforma e um aproveitamento do seu potencial´.

Para a Vereadora da cultura, o facto de esta plataforma ser uma ´mais-valia no desenvolvimento da educação para a cidadania e um recurso didáctica na preparação das aulas e motivação dos alunos´ faz com que deva continuar a ser implementada nas escolas do 1º ciclo, sempre acompanhada com a necessária formação aos professores.

“O projecto é um excelente exemplo da força do território e os resultados obtidos até ao momento mostram que tem todas as condições para ser replicado noutros Municípios em todo o país. Trata-se de uma valiosa ferramenta de trabalho que pretendemos que entre naturalmente no quotidiano das comunidades escolares”, disse.

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