Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BRAGA ESTÁ NA ROTA DA VOLTA A PORTUGAL PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

Partida para 5.ª Etapa no dia 3 de Agosto

Depois do espectáculo da chegada, no ano passado, Braga volta a estar na rota da ‘prova rainha’ do ciclismo português. Na próxima Segunda-feira, 3 de Agosto, a Cidade será palco da partida para a 5.ª Etapa da 77.ª Volta a Portugal Liberty Seguros.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, é com “orgulho e entusiasmo” que os Bracarenses se associam a esta partida, tal como na edição transacta o fizeram com a chegada da etapa na Avenida da Liberdade.

O Edil destaca a “forte ligação afectiva da Cidade com a esta prova”, recordando a sua primeira edição, em 1927, na qual “milhares de Bracarenses viveram de perto todas as emoções desta grande modalidade”. “Após 42 anos de ausência, interrompida em 2014, é com enorme satisfação que acolhemos novamente esta prova numa Cidade jovem, dinâmica e amante do Desporto”, afirma.

Este ano, além da Volta a Portugal, Braga acolheu os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada e a chegada do Grande Prémio Jornal de Notícias em Ciclismo. Eventos que, segundo Ricardo Rio, provam que “a ligação da Cidade à modalidade se mantém viva”.

O Autarca espera que a passagem por Braga seja um dos pontos altos da 77.ª Volta a Portugal e que o público participe em massa no apoio aos seus ciclistas favoritos, “trazendo alegria, cor, dinamismo e jovialidade às ruas da Cidade”. “Acredito que estão reunidas todas as condições para que a 77.ª Volta a Portugal seja coroada de sucesso e seja mais uma montra privilegiada para demonstrarmos que Braga tem capacidade e competência suficientes para continuar a ser palco de grandes eventos desportivos”, refere.

“Duas” partidas e a homenagem a Peixoto Alves

Em Braga, a Volta a Portugal terá dois momentos distintos , com uma “Partida Simbólica” e a “Partida Real”.

A “Partida Simbólica” tem lugar na Praça do Município, às 12h50. Será a partir deste ponto que os ciclistas farão um percurso pelas principais artérias da Cidade até chegar à Avenida do Cávado, em Palmeira, onde será homenageado o Bracarense Peixoto Alves, glória do ciclismo português e vencedor da prova há 50 anos.

A partir da Praça do Município, os ciclistas fazem o seguinte percurso: Rua D. Frei Caetano Brandão; à dta. p/ Rua S. Paulo; à esq. p/ Rua dos Bombeiros Voluntários; à dta. p/ Avenida Imaculada Conceição, N103; Rotunda/inversão de sentido p/ Avenida Imaculada Conceição; Avenida João XXI; à esq. p/ Avenida 31 de Janeiro; à esq. p/ Avenida Central; à dta. p/ Rua dos Chãos; Praça Alexandre Herculano; Avenida General Norton de Matos; à dta. p/ Av. António Macedo; à dta. p/ Vila Verde-Ponte de Lima (Variante N101); em frente p/ Vila Verde-Ponte Lima (Variante N101); à dta. p/ Ponte do Porto, Rotunda à esq. p/ Avenida do Cávado N101 (Palmeira).

A “Partida Real” está marcada para as 13h05. O pelotão vai enfrentar 169,4 Km até terminar o dia no Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo.

1 comentário

Comentar post