BRAGA: Die Apfel CONCEBE PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA PARA PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA MENTAL
Projeto piloto desenvolvido num Centro de Atividades Ocupacionais
A Die Apfel elaborou um programa de intervenção psicológica dirigido a pessoas portadoras de deficiência mental, com risco de agitação psicomotora.
A intervenção em questão pretende contribuir para salientar as necessidades psicológicas dos beneficiários com deficiência mental psicossocial, com risco de agitação psicomotora. Pretende, igualmente, especificar teórica e processualmente técnicas e estratégias que podem contribuir positivamente para o bem-estar dos beneficiários. Por último, o programa em questão visa “agregar uma série de atividades, baseadas em técnicas psicológicas que favoreça a gestão e bem-estar dos beneficiários”, referiu Benedita Aguiar, Psicóloga Clínica.
O programa de intervenção engloba quatro modalidades distintas: terapia de relaxamento, estimulação cognitiva, terapia de atividades lúdicas e reuniões de grupo.
Nesta fase inicial o programa está a ser implementado num Centro de Atividades Ocupacional, em Braga, sendo que “numa fase subsequente irá ser aplicado noutras Unidades”, terminou Benedita Aguiar.