Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BRAGA: COMUNISTAS SOLIDÁRIOS COM TRABALHADORES EM GREVE NAS CANTINAS ESCOLARES

Membros da Direção Regional de Braga do PCP e também das Comissões Concelhias de diversos pontos do nosso distrito estiveram hoje presentes junto às escolas onde as trabalhadoras das cantinas se encontravam em greve. O diálogo tido com as trabalhadoras permitiu confirmar a justeza das suas reivindicações e perceber melhor os seus precários vínculos laborais e a gritante falta de recursos humanos para realizar as tarefas necessárias.

IMG_20201026_115016_870.jpg

Estas trabalhadoras sentem na pele as consequências da concessão do serviço de refeições escolares a empresas privadas, tendo vindo sempre a piorar as suas condições de trabalho desde que isso aconteceu.

Neste momento é evidente o cansaço e saturação por parte destas trabalhadores que carregam às costas as tarefas de vários mas que continuam a receber muito pouco ao fim do mês. É urgente que sejam reforçados os meios humanos disponíveis nas cantinas e inadmissível que as empresas privadas concessionárias continuem encher os seus cofres à custa da exploração desenfreada destas trabalhadoras.

Embora a reversão da concessão das cantinas escolares para a gestão pública e a reposição dos meios humanos e materiais necessários ao bom funcionamento das cantinas escolares seja a solução futura, é urgente e justo que sejam atendidas as reivindicações das trabalhadores destas empresas concessionárias.

A presença do PCP hoje junto destas trabalhadoras serviu também para mostrarmos a nossa solidariedade com a sua luta e reafirmar o empenho na defesa de uma escola pública de qualidade.

20201026_085226.jpg