BRAGA: CDU DEFENDE AUMENTO DAS REFORMAS E PENSÕES
A CDU esteve em campanha eleitoral no Mercado Municipal e na Urbanização das Lameiras, em Vila Nova de Famalicão. Sandra Cardoso, 1ª candidata pelo distrito de Braga, esteve acompanhada dos candidatos Fernando Costa, André Castanho e Manuel Joaquim, e de activistas da CDU.
Foram vários os relatos partilhados de pessoas que tiveram uma vida inteira de trabalho e que recebem agora reformas muito baixas. Num quadro de aumento generalizado do custo de vida, dos preços da habitação, a bens e serviços essenciais, há cada vez mais pessoas que se vêm obrigadas a escolher qual a conta que vão pagar. No caso dos reformados e pensionistas, são frequentes as despesas avultadas em medicamentos.
Sandra Cardoso afirmou que, ao contrário de outras forças políticas, a CDU tem uma posição clara em relação ao aumento das reformas, defendendo que é necessário garantir que os reformados e pensionistas tenham uma vida digna e com qualidade. A CDU defende o aumento e valorização das reformas, incluindo um aumento extraordinário de 5% com um mínimo de 70€ e efeitos retroativos a Janeiro.
A CDU considera que a valorização das reformas é um direito fundamental e que é preciso garantir que as reformas sejam suficientes para cobrir as necessidades básicas dos reformados e pensionistas.
A situação actual resulta das opções de PSD/CDS e PSD, acompanhadas oir Chega e IL, que ao longo dos anos têm sido no sentido de conter a valorização das reformas e que procurar a privatização da Segurança Social.