Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BRAGA BARROCA É UM ESPECTÁCULO!

Braga Barroca oferece mais de 80 horas de programação à Cidade. Evento decorre entre amanhã e domingo

O Município de Braga promove, entre os dias 21 e 25 de Setembro, a terceira edição da Braga Barroca. Com um intenso programa de iniciativas centradas na vivência do período barroco, o evento vai oferecer à Cidade mais de 80 horas de programação, que incluem quatro concertos, oficinas didácticas, sessões de história local, exposições, teatro, visitas guiadas e recriações históricas, actividades que visam fomentar o conhecimento e a divulgação da história local.

BRAGA BARROCA (2)mm.jpg

O programa arranca amanhã, dia 21, a partir das 09h30, no Convento do Pópulo, com ‘Tons de Azul’, uma oficina pedagógica que visa explorar os azulejos do Convento do Pópulo, datados do século XVIII. A oficina termina com um concerto de música barroca, da responsabilidade do Conservatório Bonfim. A actividade é dirigida aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico e sujeita a inscrição.

Às 11h00, no Largo do Paço, haverá “Leituras Poéticas à Época” dinamizadas pela Biblioteca Lúcio Craveiro. Com sessões às 11h30 e às 16h00, “A Elegância da Vida Palaciana no Período Barroco”, é uma visita encenada no Museu dos Biscainhos realizada pelo Colégio Luso Internacional de Braga, e que está sujeita a inscrição.

No Largo do Paço, pelas 14h00, “O Arauto Anuncia as Novas do Reino” pela Companhia Viv’Arte.

Às 14h30, também no Largo do Paço, irá decorrer “A Música no Barroco”, um concerto didáctico de música da época pelo Departamento de Música da UMinho, seguido de uma sessão de história da música, com destaque para instrumentos como o cravo e o violino. Nesta oficina os participantes serão também convidados a conhecer a fonte, a ala sul do edifício e os magníficos painéis de azulejo, bem como outros elementos arquitectónicos do período barroco. Esta actividade destina-se a alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico e está sujeita a inscrição.

Entre as 14h30 e as 19h00, no Largo do Paço, realiza-se uma mostra de doçaria conventual, licores e iguarias setecentistas.

Às 21h00, na Igreja da Penha, terá lugar uma representação de quadros vivos “Anjos Iluminados”, interpretados pelo Tin.Bra, seguido da sessão de história local ‘Braga no Itinerário do Barroco Português’, orientada por Assunção Lemos e integrada no projecto ‘À Descoberta de Braga’.

Animação de rua e mostra de ‘Sabores Setecentistas’

De referir que durante todo o evento, diferentes personagens da época e figuras do imaginário barroco irão percorrer as praças, jardins e ruas da Cidade, transformando Braga num palco de estórias ao vivo. Braga transforma-se assim num palco de estórias ao vivo: poetas românticos, histórias de amor e galanteio, damas procuram malfeitores, música e dança nas praças, representações da corte, peripécias de taberna, cetraria e cavalos, cortejos de aristocracia, demonstrações de esgrima, maestros cómicos e modelistas que apresentam as melhores perucas e ensinam as mais sofisticadas técnicas de embelezamento.

De igual forma, haverá uma pequena mostra de doçaria conventual, licores e iguarias denominada ‘Sabores Setecentistas’. A mostra irá decorrer de acordo com o seguinte calendário:

  • 21 Setembro - 14h30/19h00 - Largo do Paço;
  • 22 Setembro - 14h30/19h00 - Largo do Paço | 20h30/23h00 Museu dos Biscainhos;
  • 23 Setembro - 14h30/19h00 – Largo do Paço | 20h30/23h00 Museu dos Biscainhos;
  • 24 Setembro - 10h00/19h00 - Largo do Paço | 20h30/23h00 Palácio do Raio;
  • 25 Setembro - 14h30/19h00 - Largo do Paço.

Inscrições e mais informações sobre as actividades em cultura@cm-braga.pt

O programa completo da Braga Barroca 2016 está disponível através do link https://goo.gl/qrN912

CMB16092016SERGIOFREITAS0000002358n.jpg