Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BRAGA ASSUME “PAPEL LIDERANTE” EM PORTUGAL

Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou o ‘Altice Forum Braga’

"Este é um passo significativo a nível nacional e internacional que mostra bem o papel liderante que o Município de Braga assume actualmente”. Foi desta forma que o presidente da República inaugurou esta Terça-feira, 11 de Setembro, o requalificado ‘Altice Forum Braga’. Marcelo Rebelo de Sousa elogiou o dinamismo de Braga e a sua “capacidade de concretizar um projecto único que se revela um começo permanente na construção do futuro e de um país melhor”.

CMB11092018SERGIOFREITAS00000014305

O “contraste com o passado”, fruto da requalificação do antigo Parque de Exposições é, segundo Marcelo Rebelo de Sousa, “o retrato do presente e do futuro” de Braga. “Sabemos que Braga sempre foi história, património, cultura, religião. Sabemos ainda que esta Cidade foi tantas vezes iniciativa pioneira, desassombro académico, energia empresarial, vocação para obras e infra-estruturas e um dos vários Nortes de onde arrancou Portugal. A partir de certo momento, ficou claro que Braga passou a ser também líder da juventude, criatividade e empreendedorismo, mas agora abre-se um novo ciclo que constitui um salto qualitativo para Braga, para a região e para o país”, assinalou o presidente da República.

O crescimento económico de Braga, a criação de emprego, a capacidade de atrair grandes empresas para o seu território, foram aspectos evidenciados por Marcelo Rebelo de Sousa, que mostrou a “responsabilidade” que recai sobre Braga para o futuro. “Este Forum é um começo, não um fim de caminho. É um equipamento que tem de responder às expectativas que suscita em qualidade cultural, em actividade económica, em adesão social, servindo não apenas os Bracarenses, mas todo o país e aberto á Europa e ao mundo contribuindo ainda mais para uma maior homogeneidade social”.

E foi com os olhos postos no futuro que Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que os grandes desígnios de Braga devem continuar a ser a juventude, o dinamismo demográfico e a aposta no futuro.

“Estes são os grandes desafios para Braga, mas também para Portugal que tem de manter a ambição no crescimento, emprego, exportações, investimento, redução da dívida, combates às indiferenças e injustiças sociais”, sustentou, para depois se dirigir a Ricardo Rio e a Carlos Oliveira, respectivamente presidentes da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, afirmando que “como munícipe do coração que sou desde meados do século passado, não escondo o imenso júbilo com que partilho os vossos sonhos e as vossas realizações. Como Presidente da República Portuguesa não escondo a empenhada esperança com que convosco conto para, em conjunto, construirmos não apenas uma Braga mas, mais do que isso, um Portugal melhor”, concluiu Marcelo Rebelo de Sousa.

E foi, também, com o foco no futuro que Ricardo Rio sustentou que o ‘Altice Forum Braga’ é um espaço que “marca o presente e o futuro de Braga” e representa a concretização de alguns objectivos que estavam na linha das prioridades do Executivo Municipal. “Era impensável adiar por mais um ano que fosse a intervenção que voltasse a devolver a dignidade, a polivalência, o conforto, a segurança, as condições técnicas que permitem utilizar este espaço para as mais diversas utilizações”, referiu o Autarca.

“Este espaço pertence a todos os Bracarenses e a todos os milhares que irão usufruir das muitas valências. É um espaço que todos os Bracarenses ansiavam ver reinventado e requalificado, que permitisse fazer possível o impossível e concretizar aquilo que até há bem pouco tempo parecia inimaginável que pudesse acontecer na Cidade de Braga”, disse Ricardo Rio, acreditando que agora o ‘Altice Forum Braga’ passe a ser “o espaço natural para acolher múltiplos eventos desportivos, sociais, científicos, económicos, culturais que serão o ponto de encontro da Cidade de Braga”.

Como explicou o Autarca, o ‘Altice Forum Braga’ “é mais uma peça num puzzle que temos construído nas várias dimensões de crescimento e de pujança económica do Concelho de Braga, da região e de tudo o país”, concluiu Ricardo Rio, garantindo que a Cidade irá continuar na senda dos grandes momentos.

Já Carlos Oliveira, frisou que o ‘Altice Forum Braga’ permite também reforçar a aposta no turismo de negócio, “um sector estratégico deste projecto que passa por fomentar este tipo de turismo, com a realização de congressos, certames, reuniões e várias actividades de empresas, como os corporate dinners, que trazem a Braga visitantes para eventos e que aproveitam para conhecer a Cidade”, explicou o presidente da InvestBraga, durante a cerimónia que contou ainda com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

Recorde-se que o Forum Braga abriu as portas a 29 de Abril após um processo de reconstrução do antigo Parque de Exposições de Braga (PEB) que custou mais de nove milhões de euros e já recebeu mais de 40 eventos, superando os 100 mil visitantes. A partir de ontem, e após o acordo de naming rights, entre a InvestBraga e a Altice Portugal - numa parceria de três anos, na qual a operadora investe um milhão de euros em tecnologia/bilhética e comunicação nos canais próprios de marketing -, o espaço passou a designar-se ‘Altice Forum Braga’, beneficiando de todo o ‘knowledge’ da Altice Portugal que passa a marcar presença na infra-estrutura e nos eventos e acções realizados e dinamizados.

Este equipamento apresenta o maior auditório da região Norte (1.454 lugares) e a segunda maior sala de espectáculos do país, a seguir ao Altice Arena, com capacidade para acolher 12 mil espectadores. Trata-se de um espaço polivalente preparado para acolher concertos, exposições, feiras, congressos e todo o tipo de eventos. Conta ainda com uma galeria Forum Arte Braga e um parque com 650 lugares de estacionamento. O espaço exterior tem ainda capacidade para receber concertos para mais de 20 mil pessoas.

O dia da inauguração oficial do Altice Forum Braga culmina com um concerto da banda norte-americana ‘Thirty Seconds To Mars’. Para o futuro estão já confirmados outros eventos de grande dimensão, a nível nacional e internacional, como o Congresso da Ordem dos Psicólogos - que se realiza já a partir de amanhã -, o INL Summit, os concertos de Postmodern Jukebox e Harlem Gospel Choir, além do Dance Wolrd Cup, que vai juntar em Braga cerca de 6500 crianças e jovens de 48 países, para além de muitos outros eventos já agendados e que serão atempadamente apresentados.

CMB11092018SERGIOFREITAS00000014270

CMB11092018SERGIOFREITAS00000014272

CMB11092018SERGIOFREITAS00000014276

CMB11092018SERGIOFREITAS00000014299