BRAGA ASSINALOU 45 ANOS DAS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS PORTUGAL – CHINA
No âmbito das celebrações dos 45 anos das Relações Diplomáticas entre Portugal e a China, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, recebeu esta Terça-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o embaixador da China, Zhao Bentang. A visita antecedeu o concerto comemorativo que decorreu na reitoria da Universidade do Minho.
Além desta efeméride, a cerimónia serviu ainda para assinalar os 25 anos da transição de Macau para a República Popular da China, bem como a terceira edição do “Olá, Chinês!”, um evento comemorativo do Dia Internacional da Língua Chinesa, que contou também com a presença da presidente do Instituto Confúcio da UMinho e também vice-reitora para a Cultura e Território, Joana Aguiar e Silva, entre outros convidados.
Ricardo Rio sublinhou que as relações bilaterais entre Braga e a China “são bastante fortes” e que o Município pretende “reforçar esta ligação económica e cultural entre os dois povos”. O Autarca Bracarense lembrou também a geminação que Braga tem com Shenyang, no Nordeste da China, além de várias ligações com outras cidades chineses e a forte ligação a Macau.
Por outro lado, o presidente da Câmara Municipal de Braga realçou também o trabalho do Instituto Confúcio da Universidade do Minho que, através da parceria com a Autarquia, possibilita que centenas de crianças aprenderem o mandarim nas escolas públicas do Concelho.
O espectáculo de música tradicional chinesa, juntou professores e alunos dos Departamentos de Música da Universidade de Xangai e da Universidade do Minho, numa sessão que permitiu a interacção e a partilha de culturas musicais. Este evento assinalou o Dia Internacional da Cultura Chinesa e foi promovido pela Embaixada da China, com o apoio dos Departamentos de Música das Universidades de Xangai e do Minho e do seu Instituto Confúcio.