Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BRACARENSES MOSTRAM ELEVADA CONFIANÇA NA ÁGUA DA AGERE

Inquérito realizado atesta a qualidade do serviço da empresa municipal

São cada vez mais os Bracarenses que consomem e confiam na água da torneira. Este é o principal resultado do inquérito que a AGERE – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga realizou junto dos munícipes, numa campanha que visou incentivar o consumo de água da torneira e reduzir o uso de garrafas de plástico, prejudiciais ao meio ambiente.

AGEREAG.jpg

Este inquérito teve lugar entre os dias 23 e 25 de Novembro do ano transacto, no Balcão Único e no edifício-sede da AGERE, decorrendo no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. O desafio consistiu numa ‘prova cega’ onde os munícipes foram convidados a provar e a distinguir a água da torneira da água engarrafada. No final, os participantes tiveram a oportunidade de avaliar a qualidade da água de cada copo e tentar identificar qual a água proveniente da rede pública.

Num total de 660 inquiridos, 292 (44%) responderam que gostavam mais da água do copo B (AGERE) e 100 (15%) disseram que eram iguais, havendo 261 (40%) dos inquiridos a optar pela água do copo A (engarrafada). No entanto, questionados com que frequência consumiam água da torneira, 413 (62%) responderam que o fazem sempre e 97 (15%) consomem água da AGERE pontualmente. Do total dos inquiridos, apenas 150 (23%) assumiram nunca beber água da torneira.

O tipo de consumo também esteve em análise durante esta iniciativa, com 461 (70%) das pessoas a afirmarem que utilizam a água da torneira para consumo doméstico, sendo que apenas 61 (9%) responderam que nunca utilizam a água da rede pública para esse fim.

A confiança dos Bracarenses na água que chega à torneira das suas casas também ficou patente neste inquérito, com 370 (56%) a responderem que aconselhariam aos familiares e amigos o consumo da água da AGERE e apenas 58 (9%) a afirmarem que nunca o fariam.

Recorde-se que a AGERE possui um serviço de fornecimento de água que dá garantias de qualidade e de segurança aos cidadãos, como comprovam os dados da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), apresentando um índice de excelência de 99 por cento.