Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BRACARENSES FOTOGRAFAM AZULEJOS NO CENTRO HISTÓRICO DE BRAGA

XIII Concurso Municipal de Fotografia: Município desafia Bracarenses a fotografar património azulejar do Centro Histórico

‘O Património Azulejar do Centro Histórico de Braga’ é o tema do XIII Concurso Municipal de Fotografia, uma iniciativa organizada pelo Município de Braga que visa aproximar os Bracarenses do património da Cidade.

CNV000017 (1).jpg

O concurso tem por base a utilização de máquinas descartáveis com flash, uma por concorrente, a disponibilizar de forma gratuita a um número máximo de 50 concorrentes. A participação implica a formalização da inscrição e o pagamento de uma caução de 10€, que será devolvida, uma vez recebida a máquina de acordo com o regulamento do concurso.

As inscrições vão decorrer no Museu da Imagem entre os dias 5 a 25 de Novembro (todos os dias das 14:30 às 18:30 horas).

As máquinas poderão ser levantadas no Museu de Imagem nos dias 25 e 26 de Novembro entre as 14h30 e as 18h30. O período para captação de imagens inicia-se no dia 26 de Novembro, devendo os concorrentes entregar as respectivas máquinas no Museu da Imagem, até às 18h00 horas do dia 27 de Novembro.

Este concurso visa despertar o interesse e a sensibilidade dos cidadãos relativamente ao património azulejar que reveste e decora muitos edifícios do Centro Histórico da Cidade. Naturalmente que os elementos azulejares mais vetustos e com maior qualidade e singularidade artística e histórica poderão suscitar fotografias de grande plasticidade e sentido artístico, que gerarão um testemunho de um património que importa conhecer, fruir e salvaguardar.

Também os azulejos que decoram muitas fachadas de edifícios comuns do Centro Histórico possuem inequívoco sentido estético, sobressaindo as cores fortes que conferem ao edificado e ao espaço envolvente, um brilho e uma luminosidade ímpares. O concorrente poderá no entanto sentir o apelo e a inspiração pelo lado menos rebuscado e, por vezes, até dissonante de alguns revestimentos azulejares de fachadas de edifícios, apontando para estes a sua objectiva.

A Autarquia através do júri, para além da atribuição do primeiro prémio e menções honrosas nos termos do regulamento do concurso, seleccionará um conjunto vasto de trabalhos destinados a integrar uma exposição alusiva à presente edição a inaugurar em 2017 na Fonte do Ídolo.

O regulamento do concurso está disponível através do link https://goo.gl/RUlvlH

CNV000017.jpg

CNV000018.jpg