Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BRACARENSES CORREM CONTRA O AVC

Corrida Vital sensibiliza para importância da prevenção do AVC. Iniciativa decorre a 30 de Outubro

No dia 30 de Outubro, Braga vai correr e caminhar contra o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Sobe o mote ‘Seja mais rápido que o AVC’, esta iniciativa pretende sensibilizar e alertar a população para os perigos desta doença que é a principal causa de morte em Portugal.

1braggga (1).jpg

Este ano, a ‘Corrida & Caminhada Vital Contra o AVC’ congrega esforços de várias instituições, todas com o mesmo objectivo: promover hábitos de vida saudáveis de forma a prevenir o AVC. Desta forma, o Município de Braga, o Hospital de Braga, a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral e o Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) uniram-se e, em conjunto, desenvolvem esta iniciativa que terá início pelas 10h00 de Domingo, dia 30, na Avenida Central, em Braga.

“Esta iniciativa tem como principal objectivo alertar toda a população para a problemática e perigos do AVC, ao mesmo tempo que pretende sensibilizar para a prevenção através da adopção de um estilo de vida saudável e prática regular de actividade física” referiu Sameiro Araújo, vereadora do Desporto e da Saúde do Município de Braga, durante a apresentação do evento, que decorreu esta Quinta-feira, 13 de Outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Braga.

Como explicou a vereadora, estas instituições já realizavam iniciativas individuais todas com o mesmo propósito. Assim, “por questões logísticas, não fazia sentido que, num curto espaço de tempo, existissem várias actividades direccionadas para o mesmo objectivo. Congregamos esforços e acredito que podemos chegar a um maior número de participantes”, sublinhou Sameiro Araújo.

A corrida terá um percurso de 9km e a caminhada de 3km, tendo ambas como ponto de partida e chegada a Avenida Central. No local decorrerá também um rastreio para detectar factores de risco vascular.

As inscrições podem ser feitas online, em www.hospitaldebraga.pt, até ao dia 26 de Outubro e tem o valor simbólico de dois euros.

A organização deste evento conta com a parceria do Comando Distrital de Braga da Polícia de Segurança Pública, Regimento de Cavalaria 6, Associação de Atletismo de Braga, INATEL – Agência de Braga, Agrupamento de Escuteiros 660 de Montariol e Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de morte e incapacidade em Portugal e um grave problema de saúde pública nos países desenvolvidos, por isso, a prevenção é fundamental.

Anualmente, o Hospital de Braga recebe cerca de 700 casos de AVC, 600 dos quais através da Via Verde AVC (sistema de encaminhamento que permite um tratamento mais rápido e eficaz). Nos casos tratados pelo Hospital de Braga existe maior prevalência na faixa etária entre os 45 e os 65 anos, cujos principais factores de risco são o tabagismo, a tensão arterial, a obesidade e o colesterol. A faixa etária acima dos 75 anos tem também grande prevalência, sobretudo no sexo feminino, e a maior causa de risco é a arritmia cardíaca.

1braggga (2).jpg

1braggga (3).jpg