Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BOMBEIROS DE MONÇÃO COM SEGUNDA EQUIPA DE INTERVENÇÃO PERMANENTE

Protocolo de colaboração, celebrado ontem, ao final da tarde, entre a Câmara Municipal de Monção, a autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção.

protocolobombmonçao.JPG

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção vai dispor de uma nova Equipa de Intervenção Permanente (EIP), constituída por cinco elementos em regime de permanência, aumentando a sua capacidade de prevenção e socorro à população local, tendo como missão a salvaguardar de pessoas, bens e natureza.

A constituição desta equipa, que vem reforçar o trabalho desenvolvido pela equipa existente, resulta da celebração de um protocolo de cooperação, assinado ontem, ao final da tarde, no Edifício do Loreto, entre a Câmara Municipal de Monção, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção.

No âmbito do acordo, válido por um período de três anos, com renovação automática e sucessiva por igual período, o financiamento da Equipa de Intervenção Permanente é assegurado, em partes iguais, pela Câmara Municipal de Monção e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

A Equipa de Intervenção Permanente destina-se ao cumprimento de missões de socorro e prontidão no âmbito da proteção civil, entre as quais, combate a incêndios urbanos e florestais, auxilio às populações em caso de acidentes ou catástrofes, assistência, em segunda intervenção, no âmbito da urgência pré-hospitalar, e minimização de riscos em situações de ocorrência de acidente grave.

Profissionalizada e homologada pela Direção Nacional de Bombeiros, cada Equipa de Intervenção Permanente é constituída por bombeiros com prestação específica de provas de capacidade e robustez física, de forma a adaptarem-se aos diversos cenários que surjam, desempenhando, com sucesso, as missões de prevenção e socorro à população.

“Verdadeiro pilar da proteção civil, a corporação de bombeiros tem de ser apetrechada com os meios humanos e materiais que permitam responder, eficazmente, às necessidades de prevenção e proteção das pessoas. Ciente da importância desta missão, a Câmara Municipal assume como prioridade a valorização contínua dos nossos bombeiros, garantindo, assim, uma maior capacidade de intervenção” António Barbosa, Presidente da Câmara Municipal de Monção.