Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BIÓLOGO NUNO GOMES OLIVEIRA VISITA REDE DE OBSERVATÓRIOS DA NATUREZA EM ESPOSENDE E DEIXA VÁRIOS AVISOS SOBRE AS ESTRUTURAS LOCAIS

A convite da Associação Cidadãos de Esposende, um dos mais prestigiados biólogos nacionais esteve em Esposende para avaliar alguns pontos marcados como de interesse turístico e paisagístico no concelho de Esposende, espaços englobados na Rede de Observatórios da Natureza.

Biologo Nunes de Oliveira.JPG

Nuno Gomes Oliveira é Doutorado em Biologia pela Univ. de Coimbra, licenciado em Biologia pela Univ. de Bordéus e diplomado em Ecologia Humana pela mesma Universidade, foi fundador em 1974, do Núcleo Português de Estudo e Proteção da Vida Selvagem e autor dos projetos Parque Biológico de Gaia, Parque Biológico de Vinhais, Reserva Natural Local do Estuário do Douro é autor de vários livros e centenas de artigos e palestras.

A visita às estruturas teve início no “Observatório de Esposende”, localizado a escassos metros da marginal de Esposende que foi imediatamente catalogado como “uma peça interessante”, mas não como um observatório de aves já que o acesso e posição de observação estão erradas, deixando Nunes de Oliveira a indicação que seria importante investir na ajuda de um ornitólogo experiente que certamente teria obtido resultados muitos melhores.

O segundo local visitado, a “Torre de Observação Panorâmica de Belinho”, uma estrutura com 12 metros de altura, que para Nunes de Oliveira fase ao seu deplorável estado de conservação aconselha à urgente reparação ou desmontagem, sendo ainda alvo de reparo a localização, exatamente do lado oposto ao que seria previsto num observatório.

A última estrutura visitada, “Observatório da Redonda” em Marinhas foi também alvo de reparos, para o Biólogo Nunes de Oliveira é um observatório em que pouco se observa já que esta mal posicionado algo tão primário como a aproximação não foi tida em conta.

Para o prestigiado Biólogo os locais visitados em Esposende são investimentos feitos sem critérios técnicos e condenados à falta de manutenção o que os torna/tornou rapidamente obsoletos, sendo motivo (eles próprios) de degradação da paisagem.

A Associação Cidadãos de Esposende já tem previsto a visita para o próximo mês de mais uma personalidade nacional com o objetivo de analisar a segurança na Ecovia do Litoral Norte.