Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BARCELOS VAI ACOLHER A VIII EDIÇÃO DA MOSTRA MUSICAL DO EIXO ATLÂNTICO DE 12 A 14 DE ABRIL

Imagem 1 (27).jpg

“É uma grande honra para o nosso Município acolher a VIII edição da Mostra Musical do Eixo Atlântico, pois reúne aquilo que achamos mais indicado para o nosso projeto cultural, com novos públicos e novos talentos”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, esta manhã, na Conferência de Imprensa de apresentação do evento, realizada nos Paços do Concelho de Barcelos. Sublinhando que “a educação e a cultura é o que mais aproxima as pessoas e o que ajuda a consolidar a paz e a democracia”, Mário Constantino Lopes realçou ser “muito importante reunir tantos jovens espanhóis e portugueses, porque é muito mais aquilo que nos une do que o que nos separa”. Por seu lado, Xoán Vasquez Mao, Secretário-Geral do Eixo Atlântico, evidenciou o seu “gosto em estar em Barcelos, uma cidade que tal como nós aposta na cultura, na educação e no desporto”, realçando o facto de a candidatura de Barcelos à Mostra Musical “ter sido aprovada por unanimidade por todas as cidades que compõem o Eixo Atlântico", muito pelo talento que existe cá, com as instituições que trabalham nesse sentido. Antes das questões colocadas pelos jornalistas, a Vereadora da Cultura, Elisa Braga, apresentou sucintamente o programa e fez votos para que o maior número de pessoas possa participar nos diversos momentos deste evento.

A VIII edição da Mostra Musical do Eixo Atlântico realiza-se no fim de semana de 12 a 14 de abril, em Barcelos. Todavia, o Município de Barcelos vai promover programação complementar que inclui workshops, oficinas, concertos, entre outras atividades a realizar-se entre os dias 6 e 14 de abril. A criação deste programa pretende ser fator de atratividade, na medida em que junta os domínios criativos, envolvendo atores locais que trabalham o domínio musical através do barro.

Mostra Musical do Eixo Atlântico

A VIII edição da Mostra Musical do Eixo Atlântico vai contar com 375 participantes da Galiza e do Norte de Portugal, 32 solistas e 343 agrupamentos de cerca de 30 escolas de música e conservatórios de 22 municípios do Eixo Atlântico que interpretarão peças de música clássica e jazz no Auditório São Bento Menni e no Theatro Gil Vicente.

Os/as solistas, com idades compreendidas entre 8 e 18 anos, e os grupos, nos quais participam jovens até aos 25 anos, são de Barcelos, Gaia, Braga, Famalicão, Santa Maria da Feira, Guimarães, Vila do Conde, Fafe, Bragança, O Barco de Valdeorras, Felgueiras, A Coruña, Amarante, Ferrol, Vila Real, Gondomar, Santiago de Compostela, Mirandela, Ponteareas, Esposende, Viana do Castelo e Matosinhos.

O fim de semana musical culminará no domingo dia 14 com a final da Mostra Musical, da parte da manhã, em que um júri profissional decidirá quem serão os/as vencedores/as, e, na parte da tarde, terá lugar a entrega de prémios no Auditório São Bento Menni. No final do evento, será interpretado o tema “Grândola Vila Morena”.

A Mostra Musical, que se realiza bienalmente desde 2008, reconhece, promove, premeia e divulga a prática musical, apoiando músicos e intérpretes que pelo seu valor e interesse possam contribuir para a divulgação do gosto pela Música da Galiza e do Norte de Portugal, privilegiando a inovação, a qualidade, a interação e a renovação do panorama musical do Eixo Atlântico. O evento reúne em cada edição centenas de alunos de escolas e conservatórios de música das cidades do Eixo Atlântico.

A escolha de Barcelos para sede desta edição resulta do facto de o nosso Município ter uma oferta formativa musical de referência de que são exemplos a Banda Musical de Oliveira, o Conservatório de Música de Barcelos, a Academia de Música Viatodos e as Guitarras de Manhente. Ao acolher a Mostra Musical do Eixo Atlântico, a cidade pretende consolidar uma programação cultural diversificada, potenciando os objetivos deste evento para a identidade cultural de Barcelos, assim como dar visibilidade ao cluster musical da Eurorregião no contexto das Cidades Criativas da Música, da rede UNESCO.

Joám Trillo, homenageado

Em cada edição, a Mostra Musical do Eixo Atlântico presta homenagem a uma personalidade relevante da música clássica ou jazz da Eurorregião.

Este ano, o homenageado será Joám Trillo, músico galego, uma das figuras mais destacadas da proteção e promoção da música galega, realizando um extenso trabalho de formação nas diferentes instituições galegas e de recuperação e difusão do repertório dos compositores galegos dos séculos XVIII, XIX e XX.

Joám nasceu em Negreira, na província de A Coruña, no ano de 1942. Estudou Música Sacra e Composição Superior. Fundou e dirigiu a Xove Orquestra de Galicia em 1987, uma das formações de referência dentro da música galega, e em 1992 funda também a Ars Gallæciæ Musicæ, uma coleção destinada a publicar as composições de autores galegos do passado e do presente, que conta já com mais de 30 publicações. O seu elenco conta com um importante catálogo de obras, incluindo alguns grandes formatos sinfónicos e corais. À sua vertente compositiva acrescentou um intenso trabalho de investigação, com vários livros e obras publicadas.

Imagem 2 (18).jpg