Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BARCELOS TRAVA BATALHA DAS FLORES

Milhares de pétalas enchem as ruas de Barcelos na Batalha das Flores. Dia 1 de maio na grandiosa Batalha das Flores em Barcelos

Centenas de cestos repletos de milhares de flores colhidas nos melhores campos e jardins de todo o concelho são sexta-feira, 1 de maio, o espelho vivo de uma batalha amistosa. Pelas 15 horas, as principais artérias da cidade ver-se-ão repletas de flores lançadas por diversos carros enfeitados que irão colorir a cidade. Nas ruas vão chover flores e as dezenas de milhares de pessoas que marcarem presença irão assistir a um espetáculo ímpar de cor e perfume que permanecerá na memória.

Batalha das Flores 2

 A verdadeira Batalha ocorrerá na Avenida da Liberdade, local onde se cruza o cortejo e ninguém conseguirá alhear-se de um espetáculo único, com o entrecruzar de pétalas de todas as cores, cobrindo o céu e perfumando o ar.

Este ano, a afamada Batalha das Flores terá também uma massiva participação: são 23 as associações que desfilarão pelas ruas de Barcelos, numa batalha “sem dor”. A Festa das Cruzes prossegue com o dia dedicado aos peregrinos, no dia 2 de maio, este ano com especial importância, dada a recente inauguração do Help Point instalado na Casa da Azenha.

Já o dia 3 de maio, o ponto alto da primeira grande romaria do Minho, é reservado à Procissão da Invenção da Santa Cruz, uma procissão única no país com a participação das 89 cruzes das 89 paróquias do concelho. A procissão sai à rua às 17h e termina no Templo do Bom Jesus da Cruz, lugar especial onde nasceu a lenda do Milagre das Cruzes, motivo pelo qual se celebra a Festa das Cruzes.

Batalha das Flores 1