Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BARCELOS: SEMINÁRIO SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA FOI UM SUCESSO

Iniciativa promovida pelo Município de Barcelos juntou mais de duas centenas de especialistas e profissionais

Mais de duzentas pessoas participaram no seminário sobre a eficiência energética, promovido pelo Município de Barcelos, e que decorreu no dia 21 de fevereiro no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos.

DSC_0294 - 1

Na abertura da sessão, o Presidente da Câmara Municipal, Miguel Costa Gomes, disse que a importância das questões de eficiência energética justifica a realização deste seminário, reafirmando o apoio da Câmara Municipal a todas as iniciativas que promovam o debate e a discussão de ideias.

A sessão contou com a presença da delegada distrital de Braga da Ordem dos Engenheiros, Rosa Vaz da Costa e incluiu várias intervenções e debates, moderados por José Carlos Martins.

Os temas do seminário “Eficiência Energética – Que Futuro?” foram os seguintes: “Novo sistema de certificação energética dos edifícios”, desenvolvido pro Paulo Libório; “O impacto das opções de reabilitação para edifícios zero energy – O caso dos grandes edifícios de serviços”, por Olga Castro; e “Nova regulamentação no domínio da térmica dos edifícios”, Helena Corvacho.

As intervenções prosseguiram durante a tarde, com “Reabilitação energética de edifícios – Soluções de custo ótimo”, por Manuela Almeida; “Arquitetura sustentável”, por Aline Delgado; “Eficiência dos equipamentos de ar condicionado”, por Paulo Sousa; “Energia solar, fotovoltaica e nuclear”, por Luís Lima; e “Auditorias energéticas”, por Carlos Botelho. 
A encerrar o Seminário, o vereador do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Barcelos, Alexandre Maciel, mostrou a sua satisfação pelo “sucesso da iniciativa”, que juntou mais de 200 participantes e que incluíram  trabalhadores de 11 municípios, participantes de 27 cidades e estudantes de oito universidades e institutos superiores (Instituto Politécnico do Cávado e Ave, da Universidade do Minho, do Instituto Superior de Engenharia do Porto, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, do Instituto Politécnico de Bragança e do Instituto Universitário da Maia).

Estes números, referiu o vereador, “provam que o Seminário foi um sucesso”, destacando o contributo dos técnicos do Município de Barcelos para a sua concretização.