Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BARCELOS PROMOVE PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA PARA A ÉPOCA DA PÁSCOA

A Câmara Municipal de Barcelos promove uma programação diversificada para a época de Páscoa. O arranque é marcado com um ciclo de concertos que promove o património musical do concelho intitulado “Páscoa em Concerto 2019” que tem inicio no dia 24 de março com o Coro de Câmara da Universidade do Minho, pelas 17h30, no Templo Senhor Bom Jesus da Cruz.

Segue-se o concerto do Coro de Câmara de Barcelos, na Igreja do Terço, no dia 31 de março, pelas 17h00, e, no dia seguinte, domingo, pelas 15h00, o Auditório da Câmara Municipal recebe o Cinema da Semana Bíblica, organizado pela Paróquia de Barcelos.

No primeiro fim de semana de abril, a Banda Musical de Oliveira atua, no dia 5, pelas 21h30, no Templo do Senhor da Cruz, no sábado é a vez do Conservatório de Música atuar pelas 21h30, na Igreja Matriz, e, no domingo, dia 7, a Igreja da Misericórdia recebe o concerto do Coral Magistrói.

O ciclo “Páscoa em Concerto” leva ainda à Igreja Matriz um concerto de Órgão, no dia 13 de abril, às 21h30 e termina com um Missa Brevis em Sol Maior, no Mosteiro Vilar de Frades, em Areias de Vilar, no dia 17 de abril, às 21h30.

Para além deste ciclo, a programação conta ainda com a peça de teatro JUDAS, promovida pelo Theatro de Kherson, no Teatro Gil Vicente, com entrada gratuita, no dia 5 de abril, pelas 21h30. Para  reserva de bilhetes contacte 253 809 694 ou através do e-mail: tgv@cm-barcelos.pt.

Ainda no âmbito teatral acontece, a 13 de abril, a representação da “Paixão de Cristo”, pela Associação Amigos do Pato, às 21h30, no Centro Histórico. Esta representação pretende rememorar os últimos momentos de vida de Cristo, com inicio no Campo 5 de Outubro. Esta representação irá percorrer a Avenida da Liberdade, a Rua da Palha, a Praça Pontevedra, a Rua Direita e termina no Largo da Porta Nova.

A gastronomia é indissociável desta época festiva da Páscoa e, por isso, de 18 a 20 de abril, no Posto de Turismo de Barcelos, realiza-se a Mostra do Folar da Páscoa. Esta mostra pretende dar a conhecer o melhor da doçaria barcelense desta época, como o folar da Páscoa, o pão de ló, doces de romaria, entre outras iguarias produzidas pelas pastelarias do concelho.

Ainda na promoção dos produtos gastronómicos locais, no dia 18 de abril, das 11h00 às 16h00, realiza-se uma prova de vinho na Torre Medieval e no Posto de Turismo de Barcelos.

O programa de atividades abrange ainda o artesanato, atividade que é uma marca identitária do concelho. A Feira de Artesanato ao Vivo realiza-se na quinta-feira, dia 18 de abril, no Largo da Porta Nova, entre as 10h00 e as 16h30, e contará com a presença dos artesãos locais.

Cartaz_Páscoa em Concerto 2019.jpg