Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BARCELOS PROMOVE "ARQUEOLOGIA À NOITE"

Arqueologia à Noite visita Igreja e Convento de Vilar de Frades. Dia 4 de novembro, às 21h30, em Areias de Vilar

O programa “Arqueologia à Noite” está de volta no dia 4 de novembro, às 21h30, e o destino é a Igreja e o Convento de Vilar de Frades, em Areias de Vilar.

Converted_file_e6c73271.jpg

Trata-se de uma iniciativa que pretende promover as potencialidades turísticas do concelho, na vertente cultural, paisagística e o turismo religioso que predominam no património construído e natural do concelho de Barcelos, desta vez na freguesia de Areias de Vilar.

O Mosteiro beneditino de Vilar de Frades, que foi da Congregação dos Cónegos Seculares de S. João Evangelista (Ordem dos Lóios), é um dos espaços mais imponentes de toda a região Norte do país, possuindo recortes artísticos de grande centralidade ao nível da linguagem arquitetural como são bons exemplos os tetos construídos pelo arquiteto João Castilho. O mosteiro, que terá sido fundado em 566 pelo bispo S. Martinho de Dume, foi classificado como Monumento Nacional em 1910.

O programa Arqueologia à Noite este ano já visitou as Ruínas do Mosteiro de Banho em Vila Cova, o Balneário Castrejo de Galegos Sta. Maria, as Gravuras Rupestres do Monte de São Gonçalo e os Paços da Câmara Municipal de Barcelos.

As inscrições estão abertas e são limitadas. Podem ser feitas através do correio eletrónico arqueologia@cm-barcelos.pt ou por telemóvel para 915 288 428.