Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BARCELOS PARTICIPA EM ENCONTRO EUROPEU

Barcelos, Siderno, Sebes e Tarnowiec assinaram acordo de parceria "Promover a Cidadania: Uma Europa Mais Unida”
O Município de Barcelos, tem, durante os últimos anos, efetuado uma firme aposta em promover os valores europeus, aprofundando o conhecimento e partilha entre as culturas, absorvendo as boas práticas das diferentes realidades, no sentido da construção de uma identidade e cidadania europeia. Esta aposta tem sido materializada através da participação ativa em vários programas europeus, de grande relevância, como o Programa Europa para os Cidadãos e o Programa Erasmus +.

dav

Nesse âmbito, o municípios de Barcelos, de Siderno (Itália), de Sebes (Roménia) e de Tarnowiec (Polónia) participaram em Siderno, Itália, de 6 a a14 de maio, no projeto “Europa para os Cidadãos”, com o objetivo de promover o desenvolvimento de atividades culturais, através de intercâmbios, e enriquecer a experiência e o conhecimento sobre a Europa.

Os quatro municípios participantes assinaram um acordo de parceria “Promover a Cidadania: Uma Europa Mais Unida” de forma a criar o envolvimento dos cidadãos da União Europeia em atividades que desenvolvam a participação cívica e democrática, permitindo-lhes compreender melhor o processo de desenvolvimento político da União Europeia e criar condições adequadas para fomentar o envolvimento social, o diálogo intercultural e o voluntariado, promovendo a história e os valores partilhados da Europa e estimulando o sentimento de pertença à comunidade.
O referido projeto teve financiamento da comunidade europeia, permitindo que o Município de Barcelos, fosse representado por uma delegação de 12 pessoas, composta por representes do Município (vereadores), técnicos do município, assim como presidentes de junta.
As delegações presentes neste encontro participaram ainda em várias palestras, mesas redondas e reuniões com políticos, professores e estudantes do ensino básico, onde abordaram temas como a atual situação europeia e as vantagens de suas políticas, reconhecendo as dificuldades e desafios futuros, ficando patente que o futuro da Europa passa pela união de povos e culturas.
Durante uma semana, os delegados dos municípios tiveram a oportunidade de conhecer a região de Calábria, entrar em contacto com as tradições e estabelecer um diálogo e uma comparação entre culturas.