BARCELOS INAUGURA “UM NOVO ESTADO CRIATIVO”
Na Galeria Municipal de Arte até 12 de outubro
Abriu esta tarde, na Galeria Municipal de Arte, a exposição “Um novo estado criativo”, um Projeto de Arte na área de Psiquiatria e de Saúde Mental que resulta de uma parceria entre a P28 do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) com o Instituto S. João de Deus (ISJD), em colaboração com o Museu S. João de Deus - Psiquiatria e História.
Esta exposição temporária apresenta trabalhos artísticos inéditos (pintura, escultura, cerâmica, cestaria, fotografia e audiovisuais), produzidos por 70 utentes, tendo como objetivo não só a sua reabilitação psicossocial e reinserção cultural, mas também a valorização e reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por estes artistas utentes e pelos ateliês de Arte das Casas de Saúde do ISJD, potenciando a sua visibilidade.
A P28 apresentou, em 2018/2019, este Projeto artístico à Direção-Geral das Artes/ Ministério da Cultura, obtendo, pela primeira vez em Portugal, na área artística de Psiquiatria e de Saúde Mental, a distinção de “Projeto de interesse nacional”.
“Um Novo Estado Criativo” esteve, pela primeira vez, patente ao público no Museu S. João de Deus - Psiquiatria e História, sito em Sintra, entre o dia 08/11/2019 e 07/02/2020.
Este Projeto artístico foi desenvolvido, ao longo de 2019, entre a P28 e os Ateliers de Arte das seguintes Casas de Saúde do ISJD na área da Psiquiatria e Saúde Mental:
- Casa de Saúde do Telhal, Sintra;
- Casa de Saúde S. João de Deus, Barcelos:
- Casa de Saúde S. José, Vilar de Frades;
- Casa de Saúde S. Rafael, Angra do Heroísmo (Ilha Terceira, Açores);
- Casa de Saúde S. Miguel, Ponta Delgada (Ilha de S. Miguel, Açores);
- Casa de Saúde S. João de Deus, Funchal (Ilha da Madeira).