Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BARCELOS FESTEJA CARNAVAL POPULAR

Carnaval Popular de Barcelos e Feira do Fumeiro entre 9 e 13 de Fevereiro. Um evento popular e tradicional que mobiliza as associações e os barcelenses

A Câmara Municipal de Barcelos tem preparado o programa do Carnaval Popular de Barcelos, que decorre entre 9 e 13 de fevereiro, tendo o seu ponto alto no dia 13 com o desfile dos carros alegóricos realizados pelas associações do concelho.

CartazCarnaval2018_exp

Os preparativos para a grande festa, que traz às ruas da cidade dois mil figurantes de 42 associações que participam de forma espontânea no corso, já começaram a mobilizar a população e, em vários locais do concelho, já se prepara o grande dia.

Com fortes marcas de ruralidade, o Carnaval, em Barcelos, continua a celebrar-se como manda a tradição: vasculham-se os baús e usa-se a imaginação para dar largas à criatividade, recriando situações e pessoas de forma divertida.

A Feira do Fumeiro volta também à cidade de Barcelos, com vários expositores, tasquinhas e animação, na Avenida da Liberdade, entre 10 e 13 de fevereiro. 

Quanto ao programa de Carnaval, os mais novos apresentam o Desfile das Escolas no dia 9, às 10h30, pelas ruas da cidade. No dia 11, às 15h00, cabeçudos e gigantones desfilarão pelas principais ruas da cidade e, às 16h00, realiza-se a primeira edição do Concurso de Máscaras Infantil.

Já a festa para os adultos acontece na noite de 12, com a realização do Concurso de Máscaras e do Baile de Carnaval, com o espetáculo de Augusto Canário & Amigos, na Avenida da Liberdade, e, a partir das 23h30, todos os caminhos levam ao Pavilhão Municipal para uma noite de folia com DJ's convidados e os Groove Addiction, numa organização conjunta entre a Câmara Municipal de Barcelos e a Lux Produções. A entrada é livre.

No dia 13, a tarde começa com a Arruada do Entrudo, às 14h00. O tradicional Cortejo de Carnaval Popular, promovido pelas associações do concelho, atravessa a Avenida da Liberdade a partir das 15h00, culminando com um espetáculo musical da banda Dimensão Minhota.