Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BARCELOS ELEGE RAINHA DAS VINDIMAS

Gala da Rainha das Vindimas na Central de Camionagem

Valorização das tradições e a ruralidade e potenciar a informação cultural e a atratividade do concelho de Barcelos são os objetivos da 5.ª edição da Rainha das Vindimas de Barcelos, que se realiza no dia 20 de outubro, na Central de Camionagem, pelas 21h30.

Vencedoras de 2017

A iniciativa é organizada pelo Município de Barcelos em colaboração com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho e a participação das juntas de freguesia, grupos de folclore, associações socioculturais que, assim, se associam ao projeto e proporcionam a participação das candidatas.

São onze as candidatas barcelenses que se apresentam este ano a concurso e que vão desfilar, na esperança de serem a escolhida e arrecadar o título de Rainha das Vindimas de Barcelos.

O desfile, que pretende destacar a criatividade das produções, compreende a apresentação de três tipos de modelos: regional, casual e vestido de noite.

O primeiro consiste num modelo com enfoque principal no folclore local e nas tradições da região ao nível do trajar e de outros artefactos com ele relacionados. Grupos folclóricos e culturais serão representados pelas candidatas, com os respetivos trajes, evidenciando a diversidade e riqueza do folclore existente no território de Barcelos.

A apresentação do segundo modelo (casual) é também o momento da promoção do vinho verde, onde se valoriza aquilo que cada candidata foi convidada a definir sobre “a vinha, o vinho e o mundo rural”. Além do envolvimento da AMPV e da Delegação Concelhia da Confraria do Vinho Verde, conta com a participação e colaboração de uma quinta e produtor de vinho verde de Barcelos.

O terceiro modelo (vestido de noite) será o momento de valorização das artes e ofícios tradicionais, associadas ao artesanato, envolvendo os participantes e a assistência na preservação dos argumentos identitários do território e do seu potencial.

Esta gala põe em evidência os motivos que levaram Barcelos a integrar a rede mundial de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria do Artesanato e Arte Popular.

O acesso ao espetáculo Rainha das Vindimas 2018 é livre.