BARCELOS: CONHEÇA OS VENCEDORES DO CONCURSO “PEQUENOS GRANDES POETAS”
Sara de Faria Lamela, do Jardim de Infância de Pontes - S. Veríssimo, Gabriela Alves Ribeiro e Vitória Ribeiro Pereira, da Escola Básica de Viatodos, Lucas Félix Carvalho do Vale, da Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, Dinis Durão Cepa Castelo, da Escola Básica e Secundária de Vila Cova, e Rodrigo Lima Araújo, da Escola Secundária de Barcelinhos, foram os grandes vencedores nos diferentes graus de ensino – categoria Declamação – da edição 2024 do concurso “Pequenos Grandes Poetas”.
No mesmo concurso, mas na categoria Poema Inédito, os vencedores foram: Alícia Oliveira Moreira, da Escola Básica de Carreira, Mariana Freitas Passos, da Escola Básica de Fragoso, Matilde Martins Barbosa, da Escola Básica e Secundária de Vale D'Este, e Catarina Monteiro Mota Magalhães, da Escola Secundária Alcaides Faria.
O concurso – organizado pelo Município de Barcelos, através da Biblioteca Municipal e da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares – decorreu em duas sessões distintas e contou com a participação de 78 alunos de todos os agrupamentos de escolas do concelho, nos diferentes graus de ensino, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.
O concurso “Pequenos Grandes Poetas” tem como objetivos promover os hábitos de leitura e de escrita, incentivar o gosto pela poesia e pela escrita criativa e estimular a manifestação artística e a criatividade, sendo dirigido a todos os alunos dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas do concelho de Barcelos.
VENCEDORES “PEQUENOS GRANDES POETAS”
DECLAMAÇÃO
Pré-Escolar
Sara de Faria Lamela, do Jardim de Infância de Pontes - S. Veríssimo, com o poema “Boneco de Neve” (Rita Gonzalez)
1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Gabriela Alves Ribeiro e Vitória Ribeiro Pereira, da Escola Básica de Viatodos, com o poema “É urgente o amor” (Eugénio de Andrade)
2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Lucas Félix Carvalho do Vale, da Escola Básica e Secundária de Vale do Tamel, com o poema “As Mãos” (Manuel Alegre)
3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Dinis Durão Cepa Castelo, da Escola Básica e Secundária de Vila Cova, com o poema “Cântico Negro” (José Régio)
ENSINO SECUNDÁRIO
Rodrigo Lima Araújo, da Escola Secundária de Barcelinhos, com o poema “Tourada” (José Carlos Ary dos Santos)
POEMAS INÉDITOS
1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
"Viva a liberdade", de Alícia Oliveira Moreira, da Escola Básica de Carreira, Agrupamento de Escolas Vale D’Este, Viatodos
2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
"Aquela lembrança", de Mariana Freitas Passos, da Escola Básica de Fragoso, Agrupamento de Escolas de Fragoso
3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
"Sou mulher!", de Matilde Martins Barbosa, da Escola Básica e Secundária de Vale D'Este, Agrupamento de Escolas Vale D’Este, Viatodos
ENSINO SECUNDÁRIO
"Liberdade", de Catarina Monteiro Mota Magalhães, da Escola Secundária Alcaides Faria, Agrupamento de Escolas Alcaides Faria