Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BARCELOS COMEMORA 500 ANOS DO FORAL MANUELINO

II Conferência das Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino dedicada às artes, literatura e língua portuguesa do Renascimento. Gil Vicente, Camões e Garcia de Resende são o mote desta conferência

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos recebe no próximo sábado, 7 de março, pelas 21h30, a segunda conferência, no âmbito das Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino. A Conferência “O Estado das artes, da literatura e da língua portuguesa no início de Quinhentos” será apresentada pelo Dr. Nuno Higino Cunha e moderada pelo historiador Joel Cleto.

No início de Quinhentos, o Renascimento e a Modernidade encontram-se em processo de evolução acelerado. São dois movimentos que nascem na mesma época, mas são orientados por princípios muito diferentes. É com base nesta análise que o conferencista irá fazer um ponto de situação dessa evolução em Portugal por alturas da atribuição do foral a Barcelos (1515), falando de Gil Vicente e de Camões, de Garcia de Resende e da primeira Gramática da língua portuguesa.

 Nota Biobliográfica

Nuno Higino Pereira Teixeira da Cunha nasceu a 16 de Julho de 1960 em Felgueiras, Porto. Entre 1988 e 2001 foi pároco em Marco de Canaveses, período durante o qual foi construída a igreja de Santa Maria com projeto de Álvaro Siza. Em 2001, foi estudar Filosofia. Em 2003, matriculou-se num programa de doutoramento em Madrid na Faculdade de Filosofia da Universidade Complutense. Na sua investigação, concluída em 2007, procurou interpretar os desenhos de Álvaro Siza a partir do pensamento da desconstrução do filósofo francês Jacques Derrida. Renunciou ao sacerdócio em 2004.

Atualmente é professor de Filosofia na Universidade Fernando Pessoa. Faz parte da Direção da Cooperativa Árvore, da Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto e da Porta XIII – Associação poética de todas as artes. É Presidente da Direção da Associação Maçã Vermelha – Teatro e Cultura (Felgueiras). É responsável pela Editora Letras e Coisas. Tem vários títulos publicados na área do ensaio, da poesia e da literatura infanto-juvenil.