Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BARCELOS ATRIBUI BOLSAS PARA INVESTIGAÇÃO

Câmara Municipal disponível para alargar cooperação com a Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho

A Câmara Municipal de Barcelos está disponível para alargar a cooperação com a Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, no âmbito do protocolo de colaboração estabelecido entre as duas instituições em julho de 2014, revelou o Vice Presidente da Câmara, Domingos Pereira, na abertura do II Fórum de Investigação em Neurociências do Minho, que decorre no Auditório da Câmara Municipal entre os dias 28 e 30 de novembro.

DSC_0039 - 2

O Município já apoia duas bolsas de investigação com cinco mil euros cada, mas “no futuro pode aumentar esse apoio e cooperar em novas iniciativas”, como é o caso do próprio Fórum, também ele apoiado, financeiro e logisticamente, pela segunda vez, pela autarquia.
Domingos Pereira diz que a Câmara Municipal de Barcelos tem sabido “interpretar a importância da investigação” e das parcerias com as instituições de ensino na afirmação de um novo modelo de gestão municipal, tanto mais que o Governo não tem prestado o apoio necessário a áreas tão decisivas como as da investigação.

Numa altura em que se assiste a uma “mercantilização e financeirização em todas as áreas da sociedade, incluindo na educação”, torna-se necessário “reverter esta situação”, apoiando iniciativas desta natureza.

Nuno Sousa, professor catedrático da Universidade do Minho e responsável pela criação do Fórum de Investigação agradeceu a disponibilidade do Município para acolher a iniciativa e elogiou a abertura e a visão da autarquia pela promoção da investigação científica.
Na mesma sessão, Fernanda Marques, da Universidade do Minho, falou sobre as sessões públicas que decorreram em Barcelos, com o apoio do Município e da Escola Secundária de Barcelos, acerca do envelhecimento e doenças neurodegenerativas, tendo em vista promoção das ciências da saúde junto dos mais jovens e a sua participação em atividades de investigação.