Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BARCELOS ANALISA “HISTÓRIA E CULTURA CIGANA”

ROMED II em Barcelos, Amanhã, 19 de novembro, das 10h às 16h, workshop “História e Cultura Cigana”, no auditório da Escola Superior de Gestão do IPCA

Em Portugal foram escolhidos oito municípios para integrar o programa ROMED II, entre os quais o Município de Barcelos. Neste sentido, realiza-se amanhã, 19 de novembro, das 10h às 16h, um workshop “História e Cultura Cigana”, no auditório da Escola Superior de Gestão do IPCA, com os formadores Olga Mariano e Bruno Gonçalves, membros do ROMED.

No workshop, serão abordados temas como a História (origem, chegada à Europa, leis repressivas) e Cultura (estrutura social interna, sistema de valores, mundo simbólico dos ciganos, dias comemorativos, música, personalidades). Uma iniciativa que tem como objetivo apoiar os parceiros locais, na implementação de políticas de apoio à integração da Comunidade Cigana.

No âmbito deste projeto, foi hoje, 18 de novembro, inaugurada a exposição “Um ano de ROMED II em Portugal” no Campus do IPCA, que contou com a presença da vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro, do Presidente do IPCA, João Carvalho, entre outros.

No seu discurso, a vereadora considerou que, no âmbito da integração da comunidade cigana, muito há ainda a fazer, mas “o Município de Barcelos está no bom caminho”.

Por sua vez, João Carvalho congratulou-se com o convite da Câmara Municipal para acolher a exposição e afirmou que “espera que no futuro a comunidade do IPCA acolha alunos de etnia cigana”.

Depois da exposição, houve lugar para um documentário - “Sina Cigana” - da autoria de Alberto Serra, seguido de debate entre os presentes.