BARCELOS ACOLHE MOSTRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO E CERÂMICA
Um certame irresistível – Mostra Internacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos
Por estes dias, Barcelos, Cidade Criativa da UNESCO, vai acolher dentro de si uma outra pequena grande cidade. A cidade do artesanato, das artes e ofícios populares, do trabalho ao vivo e do mercadejo, das tradições e do folclore, da música, das tasquinhas e outras gastronomias, do convívio e da animação de rua, dos encontros e reencontros.
Está aí à porta a 41.ª Mostra Internacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, entre 26 de julho e 4 de agosto, no Parque da Cidade, o sítio do costume, o sítio de sempre. Afirmando-se como, senão o maior, mas dos mais importantes certames na área do artesanato, a Mostra apresenta, mais uma vez, um programa de qualidade, cujo principal objetivo é a promoção do artesanato e dos artesãos.
A Mostra continua a ser o evento do ano na área do artesanato, afirmando Barcelos como Cidade Criativa da UNESCO, trazendo à cidade muitos milhares de pessoas, mantendo um cruzamento harmonioso com a gastronomia e os vinhos, a música popular e o folclore nacional e internacional.
Este ano a mostra conta também com a presença de uma representação da cidade espanhola de Manises, que participa pela segunda vez neste certame, depois do acordo de geminação entre os dois Municípios. As duas cidades integram a Rede das Cidades Criativas da UNESCO, e têm como elemento comum a forte tradição da cerâmica e do artesanato. Na edição deste ano, participam 122 artesãos, 96 dos quais de Barcelos.
Este evento, um dos mais antigos do país, conta com a presença dos mais importantes artesãos de cada setor do artesanato (figurado, olaria, cestaria e vime, ferro e derivados, madeira e bordados) e retrata toda a riqueza da arte e do trabalho tradicional.