Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

AUTARQUIA VIMARANENSE ADERE A MOVIMENTO MUNDIAL “OUTUBRO ROSA”

Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama assinalado em Guimarães com laços rosa

Adereços lembraram necessidade de realizar previamente diagnósticos. Campanha de sensibilização foi assinalada em cada serviço do Município, viaturas e edifícios de entidades participadas pela Autarquia.

Palacio_Vila_Flor_Laco_Rosa

Peças de vestuário rosa, laços na lapela da mesma cor e fachadas de edifícios decoradas assinalaram, em Guimarães, o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, com a Câmara Municipal a associar-se à campanha “Onda Rosa”, promovida pelo Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro (Núcleo Regional do Norte), no âmbito da luta contra o cancro da mama.

A campanha, dinamizada pela Divisão de Recursos Humanos, incluiu ainda a audição de uma mensagem temática nos Claustros da Câmara Municipal, a distribuição de panfletos da Liga Portuguesa Contra o Cancro por cada trabalhador, a colocação de laços rosa na porta de cada serviço e nas viaturas do Município, bem como nos edifícios de entidades participadas pela Autarquia.

Neste particular, a iniciativa foi promovida no Centro Cultural Vila Flor e Palácio, Cybercentro, Fraterna, Casfig, Vitrus, Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII) e Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE). As páginas de internet do Município, Vitrus, Tempo Livre e Casfig também se associaram a esta ação de sensibilização.

Um pouco por todo o mundo, durante o mês de outubro, a cor rosa alastra-se com o objetivo de permitir sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama. Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Guimarães contribuirá para o desenvolvimento do projeto, incentivando à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

Em Portugal, são detetados anualmente cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama e 1.500 mulheres morrem com esta doença. Também em Portugal, cerca de 1% de todos os cancros da mama são no homem. O movimento, conhecido como “Outubro Rosa”, nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e compartilhar informações sobre o cancro da mama.