Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ASSOCIAÇÃO CIDADÃOS DE ESPOSENDE APELA ÀS ENTIDADES LOCAIS QUE "TOMEM MEDIDAS" ANTI-COVID

Esposende atravessa o pior momento da pandemia e é necessário intervir já, apelam os responsáveis da associação.

Fotografia Nota de Imprensa.png

Associação Cidadãos de Esposende lançou um apelo às entidades locais para que "tomem medidas", perante o cenário de aumento dos casos de infeção por Covid-19 no concelho. Esposende atravessa o pior momento da pandemia e é necessário intervir já, apelam os responsáveis da associação.

A associação considera que fase ao enorme aumento de casos Covid-19 no concelho devem ser tomadas medidas imediatas. Todos os dias aparecem novos casos confirmados; a taxa de evolução disparou de tal forma que Esposende foi considerado concelho de "risco muito elevado".

Associação questiona ausência de medidas

"Não se entende que com 50 infetados por Covid-19 no concelho fossem tomadas várias medidas preventivas e hoje com mais de 270 casos confirmados e quase 400 casos suspeitos não se coloquem no terreno medidas mais fortes", disse a associação,

"Temos de ter a coragem de colocar medidas que sabemos podem causar incómodo a alguns setores como a restauração ou comércio mas certamente são medidas que podem salvar vidas", alerta a associação.

A associação já tinha mostrado no passado dia 14 outubro a sua preocupação. Nessa data existiam 193 confirmados de Covid-19 no concelho de Esposende e 191 suspeitos, enquanto ao dia de hoje são 273 confirmados e 369 suspeitos – um aumento enorme em pouco mais de duas semanas.

Ninguém quer um serviço nacional de saúde colapsado, é preciso que cada concelho de uma resposta de acordo com a gravidade da situação, dizem. Em Esposende, até ao momento, não se verificam medidas com impacto, sendo espectável que a situação fique ainda pior.

A associação considera que "não se pode andar atrás dos acontecimentos, não se pode estar à espera que outros façam para fazer", e muito menos esperar que outros nos digam o que fazer.

Cabe a quem detém responsabilidades atuar na prevenção, esperar o melhor contando com o pior.

Medidas propostas

Perante esta situação grave, é fundamental atuar, alerta a associação, deixando a sugestão para algumas medidas de contenção:

  • Fecho dos cemitérios de 29 de outubro a 2 de novembro
  • Diminuir o horário de funcionamento da restauração
  • Desinfeção diárias de passeios, paragens de autocarro, multibancos, contentores ou bancos de jardim
  • Abertura de um centro de testagem Covid-19 no concelho
  • Assegurar que o transporte escolar é realizado de acordo com as normas vigentes
  • Assegurar que as medidas pela DGS são cumpridas nos diferentes setores de atividade.

São medidas que considera a organização, podem contribuir para a contenção do vírus e salvar vidas.

Para a Associação Cidadãos de Esposende é o momento de atuar, não se pode esperar que outros decidam. O concelho necessita de medidas urgentes e é o momento de assumir responsabilidades.