Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ARRANQUE DA TAÇA DE PORTUGAL E DO CAMPEONATO DO MINHO DE CICLOCROSSE ACONTECE EM MELGAÇO

Melgaço acolhe no próximo dia 27 de outubro a primeira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse e o Campeonato do Minho de Ciclocrosse – Discover Melgaço (2019/2020). 

NI_Ciclocrosse_Melgaco2019_1200x850[1].jpg

A prova irá decorrer num circuito criado para o efeito da área circundante do Centro de Estágios de Melgaço e destina-se às categorias de juvenis, cadetes, juniores, sub-23, elites e masters e Promoção.

As inscrições encontram-se a decorrer até dia 23 de outubro. Os atletas da vertente de competição podem inscrever-se no website da Federação Portuguesa de Ciclismo (aqui) e os de promoção no da Associação de Ciclismo do Minho (aqui). A prova é promovida pela Associação de Ciclismo do Minho, pela Melsport - Melgaço, Desporto e Lazer, E.M. e pelo Município de Melgaço.

CIRCUITO DE MELGAÇO CONSIDERADO COMO UM DOS MELHORES A NÍVEL NACIONAL

O Ciclocrosse é uma vertente de inverno do ciclismo praticada com bicicletas semelhantes às de estrada, mas em circuitos com zonas de terra, lama, areia e estrada, com a exigência técnica e física dos percursos a ser complementada com obstáculos (naturais ou artificiais) que por vezes obrigam os atletas a desmontar e a carregar a bicicleta. O circuito do Destino de Natureza Mais Radical de Portugal é considerado pelos apaixonados da modalidade como um dos melhores a nível nacional. «Não duvidamos de que será uma excelente prova e de que, aqueles que nos visitam pela primeira vez, se vão apaixonar por Melgaço!», atenta o autarca de Melgaço, Manoel Batista.

Na primeira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse que, simultaneamente, atribuirá os títulos de Campeões do Minho desta vertente do ciclismo, os juvenis darão o tiro de partida, pelas 09h30. Às 10h00 começará a corrida de masters masculinos e da categoria Promoção, seguindo-se às 11h00 a prova de cadetes masculinos e de todas as categorias femininas. Os atletas das categorias de elites, sub-23 masculinos e juniores masculinos serão os últimos a competir, iniciando-se esta última corrida pelas 12h00.

«Melgaço já é uma referência para a prática de desportos de aventura e de desporto com cariz competitivo e lazer. É nossa intenção continuar a apostar no desporto», afirma o Vereador do Desporto do Município de Melgaço, José Adriano Lima.

Recorde-se que, com assinalável êxito organizativo, Melgaço já acolheu os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada, de Ciclocrosse e de BTT Maratonas, assim como o Grande Prémio do Minho, bem como provas das Taças de Portugal e dos Campeonatos do Minho de diversas vertentes do ciclismo e, mais recentemente, o Monção e Melgaço Granfondo.