Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ARQUITETA FABIOLA PIRES REALIZA EM VIANA DO CASTELO CONFERÊNCIA SOBRE ARQUITETURA VERNACULAR, ÁGUA E LAVOURA

Iniciativa é promovida pelo Centro de Estudos Regionais

No próximo dia 5 de Março, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17 horas, a arquiteta Fabíola Pires apresenta a comunicação intitulada “Arquiteturas vernaculares da água e da lavoura”, no âmbito do ciclo de estudos “Água – património, território e sociedade”, promovido pelo Centro de Estudos Regionais e sua Academia Sénior.

Fabíola Pires, natural da Meadela, é arquitecta e Mestre pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, desde 2010. Atualmente é investigadora no CITCEM, no âmbito do Doutoramento em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde se especializou em História e Património, ramo Estudos Locais e Regionais, em 2013. Foi bolseira da Fundação da Juventude/Ordem dos Arquitectos, tendo coordenado o estudo "A Obra da Rua no Concelho de Paredes", sobre a Obra Social do Padre Américo. É co-autora do livro “Os Presidentes da Câmara Municipal do Porto (1822-2013) ”, e integra a equipa que realiza o Estudo Histórico e Etnológico do Vale do Tua (Épocas Moderna e Contemporânea).

Esta é a quarta conferência do ciclo de estudos “Água – património, território e sociedade”, iniciado em Janeiro deste ano. Nas sessões anteriores do ciclo colaboraram especialistas e investigadores que abordaram questões como as pesqueiras do rio Minho, os rios e as fontes como tópico de inspiração literária, o conhecimento científico e a gestão dos recursos naturais. As sessões são públicas e o programa, que incluirá visitas de estudos, tem término previsto para Junho.