Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ARCUENSES APOIAM CRIAÇÃO DE EQUIPA DE INTERVENÇÃO ERMANENTE

Câmara Municipal de Arcos de Valdevez apoia a criação de uma Equipa de Intervenção Permanente no concelho

Na última reunião de Câmara foi aprovada a celebração de um protocolo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, no valor de 25 mil euros, para apoiar a constituição da EIP - Equipa de Intervenção Permanente, cuja implementação e funcionamento passa pela congregação de esforços entre estas entidades.

As EIP visam assegurar, em permanência, o socorro às populações, designadamente nos seguintes casos:

  1. a) Combate a incêndios;
  2. b) Socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes ou catástrofes;
  3. c) Socorro a náufragos;
  4. d) Socorro complementar, em segunda intervenção, desencarceramento ou apoio a sinistrados no âmbito da urgência pré-hospitalar, não podendo substituir -se aos acordos com a autoridade nacional de emergência médica;
  5. e) Minimização de riscos em situações de previsão ou ocorrência de acidente grave;
  6. f) Colaboração em outras atividades de proteção civil, no âmbito do exercício das funções específicas que são cometidas aos corpos de bombeiros.

Os elementos que constituem as EIP desempenham, ainda, outras tarefas de âmbito operacional, incluindo planeamento, formação, reconhecimento dos locais de risco e das zonas críticas, preparação física e desportos, limpeza e manutenção de equipamento, viaturas e instalações, sem prejuízo da prontidão e socorro.

Com esta iniciativa a Autarquia pretende disponibilizar mais uma equipa de apoio à população em alturas de necessidade, bem como ter mais uma ferramenta no combate aos incêndios.