Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ARCOS DE VALDEVEZ REALIZA SEMANA CONCELHIA DA LEITURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2016

A Semana Concelhia da Leitura, Ciência e Tecnologia, ocorrida entre os dias 14 e 19 de março, foi produzida pelo Município de Arcos de Valdevez e pelo Agrupamento de Escolas de Valdevez, contando ainda com a parceria da Escola Profissional Epralima e com a intervenção de outras instituições (Santa Casa da Misericórdia  -  Universidade do Saber e Centro Social e Paroquial de Grade).  Elos de Leitura e Alimentação foram os temas desta edição, que contou com atividades variadas, desde palestras e workshops, encontros com escritores, laboratórios abertos e oficinas, jogos e concursos, teatro e cinema, exposições e feiras, e ainda visitas guiadas ao Arquivo Municipal. Dando cumprimento a este vasto programa, todas as atividades foram conciliadas de modo a que o maior número de participantes pudesse desfrutar e aprender em simultâneo.

image005

No âmbito da Ciência, realizaram-se sessões de Laboratório Aberto/Oficinas, subordinados ao tema Alimentação, e promovidos pelos grupos disciplinares de Física e Química, Biologia e Geologia, e Matemática, nas quais os alunos dos vários ciclos tiveram acesso a cerca de duas dezenas de experiências, como por exemplo “Cozinha molecular”.

No âmbito da Tecnologia, salientou-se a mostra de projetos profissionais: Mostra de Projetos de Design de Moda, de Energias Renováveis, de Mecatrónica Automóvel, de Informática, de Análises Laboratoriais e de Turismo Ambiental e Rural. Todos estes projetos foram dinamizados pelos alunos dos diversos cursos técnicos do Agrupamento. 

No âmbito da Leitura e da promoção cultural, o programa contou com inúmeras rubricas. Na categoria Escritores e Livros, realizaram-se feiras do livro e múltiplos encontros com escritores nas bibliotecas escolares e noutros espaços. João Manuel Ribeiro animou sessões com alunos no 1º. Ciclo, Raquel Ramos encontrou-se com alunos do 2º. Ciclo, de todas as escolas do Agrupamento,  Marlene Ferraz apresentou um interessante livro cujo tema era o incentivo à proteção dos animais abandonados a alunos do 3º. Ciclo; Albertina Fernandes, que exerceu a docência e se dedica agora, entre outras atividades, a escrever e a publicar para públicos de várias idades, animou uma conversa com os alunos da Epralima e Fátima Torres, jovem autora arcuense, apresentou o seu novíssimo romance “Mão na Mão, Lado a Lado” a alunos do secundário e da Universidade Sénior.

Dedicada ao tema da Alimentação a semana foi farta em propostas: Materchef na Eb23/S; jantar vegetariano literário organizado pelos alunos e professores da Epralima, palestras sobre alimentação saudável e até um peddy paper para ensinar (a brincar) os princípios da roda dos alimentos aos alunos do 6º ano.

Durante a semana houve ainda espaço para sessões de cinema francês, encenações, sessões de poesia, e para visitas guiadas ao Arquivo Municipal José Terra ao Paço de Giela e à Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo, onde os alunos puderam apreciar a exposição Rochas e Minerais.

Mais uma vez em destaque, a edição deste ano (sétima) do Concurso Concelhio de Leitura “Quintos Leitores” realizou-se na quinta-feira, dia 17 de março, no auditório da Casa das Artes.  A assistência contou com a presença de todos os alunos que frequentam o 5º. ano de escolaridade nas escolas do concelho (Escola Básica de Távora, Eb2,3/S e Centro Escolar Dr. Manuel Brandão em Sabadim).  Dos trinta e dois alunos em concurso, saíram vencedores João Gonçalves, em 1º. lugar, aluno do 5º.D da EB2,3/S (identificado com o número 15); em 2º. lugar Luna Carvalho, aluna do 5º.F do Centro Escolar Dr. Manuel Brandão em Sabadim (identificada com o número 21); e em 3º. lugar Valéria Coelho Amorim, aluna do 5º.G da Escola Básica de Távora (identificada com o número 31).