Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ARCOS DE VALDEVEZ PREVINE MAUS TRATOS NA INFÂNCIA

CPCJ de Arcos de Valdevez e o Município assinalam o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

Ao longo do mês de abril, a Comissão Nacional de Proteção Crianças e Jovens em Risco volta a lançar campanha “Laço Azul”, a qual promove a prevenção dos maus tratos na infância.

Capturar1

Esta campanha conta com a colaboração do Município e da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Arcos de Valdevez, que chegam à população com ações de sensibilização, apelando à atenção de todos para esta problemática e para a prevenção da mesma.

No próximo dia 20, durante a manhã, crianças deste concelho acompanharão a GNR numa operação STOP "OPERAÇÃO AZUL", a qual consiste em abordar/sensibilizar os automobilistas para a problemática. Serão entregues panfletos informativos e fitas azuis para colocarem nos veículos, indo ao encontro da história que fez com que se internacionalizasse este movimento.

No dia 27 de Abril será construído um laço humano pelos alunos do 1º ciclo deste concelho, em redor do posto da GNR. As crianças farão uma visita guiada àquele posto pelos militares, e após, no Campo Trasladário assistirão a uma demonstração da equipa cinotécnica da GNR.

Durante este mês de Abril contamos com o apoio de todos para sensibilizar para a prevenção de qualquer forma de violência exercida sobre as crianças e jovens.

De forma a manifestar todo o apoio e empenho nesta causa, este mês use um Laço Azul.

A campanha do laço azul iniciou-se em 1989, nos EUA, quando uma avó, Bonnie Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro. Bonnie contou aos elementos da comunidade que se revelaram ‘curiosos’ sobre os maus-tratos a que a sua neta estava sujeita e os quais já tinham morto outro neto de forma brutal.

E porquê o azul, perguntaram???

Bonnie respondeu: Porque apesar de azul ser uma cor bonita, não quero esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos meus netos.

Capturar2