Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ARCOS DE VALDEVEZ INAUGURA ABRIGO DE MONTANHA NA PENEDA

No âmbito da sessão comemorativa do 51º aniversário do PNPG, assinalado a 9 de maio, foi inaugurado pelo Presidente da Câmara Municipal João Esteves, pelo Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, e pela Diretora do Fundo Ambiental, Alexandra Carvalho, o Abrigo de Montanha da Peneda (Gavieira).

Inauguração_abrigo_peneda13.jpg

Este abrigo, no valor de 120 mil euros, resultou de uma parceria com a Confraria de Nossa Senhora da Peneda.  Com este projeto pretendeu-se a remodelação e beneficiação de um dos quartéis do Santuário para criar camaratas, espaços destinados a instalações sanitárias e cozinha comum.

O Santuário encontra-se agora dotado de um espaço que permite alojar os romeiros da Peneda, da Via Mariana, os turistas e os montanhistas do Parque Nacional Peneda-Gerês que escolham o local para prática de escalada e outras atividades de montanha. Este abrigo tem capacidade para alojar 28 pessoas, repartidas por duas camaratas.

Com este projeto, o Município de Arcos de Valdevez prevê aumentar a oferta ao nível do alojamento dentro da área do Parque Nacional Peneda-Gerês, contribuindo para a dinamização do Turismo de Natureza no concelho, bem como para a valorização do património cultural.

Neste momento o Presidente da Câmara Municipal e Presidente da Comissão de Cogestão do PNPG, João Esteves, referindo-se ao Santuário de Nossa Senhora da Peneda, enalteceu o facto de nos encontrarmos “efetivamente num sítio onde o Património Natural e Cultural tem um dos seus maiores ícones.”

Dada a sua importância a vários níveis, a Câmara Municipal e a Confraria da Nossa Senhora da Peneda estão a desenvolver o processo de Classificação Nacional do Santuário da Nossa Senhora da Peneda.

Autarca lançou desafios à Administração Central

No decurso da visita do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, ao PNPG, o Presidente da Câmara de Arcos de Valdevez e Presidente da Comissão de Cogestão do PNPG lançou desafios ao Governo para que seja criada uma intervenção territorial integrada para “existir um investimento de financiamento específico para este território do PNPG”; sejam reforçadas as equipas CNAF e de sapadores e ainda a revisão de alguns conceitos presentes nas novas políticas de classificação do solo do PDM, “os quais estão a trazer alguns problemas, sendo necessário rever alguns conceitos para agilizar o processo”.

Por fim solicitou a celebração de mais protocolos “para a melhoria das condições de visitação deste território que é um património nacional. Temos de fazer um desenvolvimento sustentável.”

O Dia Aberto do Parque Nacional da Peneda-Gerês, celebrado na Peneda, contou ainda com a realização de palestras, uma visita ao Centro de Informação da Geodiversidade, no Santuário da Peneda, e a libertação de uma águia-de-asa-redonda, recuperada no Centro de Recuperação de Fauna Selvagem do PNPG.

Inauguração_abrigo_peneda15.jpg