ARCOS DE VALDEVEZ ESTÁ EM FESTA: GAVIEIRA FAZ ROMARIA À SENHORA DA PENEDA – 31 DE AGOSTO A 8 DE SETEMBRO
Foto: Diocese de Viana do Castelo
Romaria de N ª. Sra. da Peneda de 31 de Agosto a 8 de Setembro
A Romaria de Nª. Sra. da Peneda, considerada uma das mais concorridas e reconhecidas Romarias de Portugal, regressa à Gavieira, Arcos de Valdevez de 31 de agosto a 8 de setembro.
Segundo o Edil João Manuel Esteves “a Romaria de N. Sra. da Peneda tem uma enorme tradição e um grande impacto na promoção cultural e económica do concelho, acolhendo todos os anos milhares de peregrinos e visitantes de Portugal e da nossa vizinha Espanha”.
A grandiosidade do Património Cultural do Santuário de Nª. Sra. da Peneda foi reconhecida, com a classificação como Monumento Nacional.
A Romaria de Nª. Sra. da Peneda inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial destaca-se por um espírito celebrativo muito próprio, que faz desta Romaria a maior e a mais fascinante de todo o Alto-Minho, muito procurada e reconhecida a nível local, nacional e internacional.
Esta celebração de cariz religioso e cultural promovida pela Confraria da N ª. Sra. da Peneda, conta com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.
Destacamos na programação desta celebração, no dia 4 de setembro, pelas 21h, o concerto “Músicas à Senhora”, que este ano tem como convidado o artista Português Augusto Canário e Amigos, com o espetáculo musical “Do Minho às Ilhas - Cantigas e Poesias”, uma homenagem à música Portuguesa.
No dia 6 de setembro irá decorrer pelas 21h, a Bênção de Concertinas no Santuário e a partir das 22h, o tradicional Baile Popular.
No dia 8 de setembro terá lugar a Eucarística da Festa da Natividade de Maria, às 11h, presidida pelo Bispo de Viana do Castelo, Dom. João Lavrador.
Os restantes dias serão preenchidos com várias celebrações religiosas, desde Eucaristias em Português e Castelhano; Procissões e Orações de Vésperas; Orações de Laudes; Via Sacra e Exposição do Santíssimo; e o “Hino Akathistos em Honra da Virgem, Mãe de Deus.
O Santuário e a Romaria de Nª. Sra. da Peneda são dois grandes motivos para visitar e valorizar o nosso património natural e cultural que fazem da Peneda, um destino de passagem obrigatória no itinerário de Arcos de Valdevez e do Parque Nacional Peneda Gerês.
O culto a Nossa Senhora, com raízes na Idade Média, consolidou-se, em definitivo, neste local, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, a partir do século XVIII com várias edificações como o templo-igreja principal, o escadório das virtudes, o terreiro dos evangelistas ou o monumental escadório e as 20 capelas temáticas, antecedido pelo largo do Anjo São Gabriel.