ARCOS DE VALDEVEZ COMEMORA 40 ANOS DO 25 DE ABRIL
População aderiu em força às iniciativas que compuseram o programa
Arcos de Valdevez não deixou passar em branco as comemorações do Dia da Liberdade, e, visto este ano ter sido o ano em que passaram 40 anos desde a Revolução de Abril, a Câmara Municipal preparou uma programação especial para assinalar a data.
Na sexta-feira, dia 25, decorreu a Cerimónia Oficial do hastear das Bandeiras na Praça Municipal, após a Salva de Morteiros, que contou com guarda de honra efetuada pelos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, Corpo Nacional de Escutas – Agrupº214 e Banda da Sociedade Musical Arcuense. Neste momento, apesar do tempo chuvoso que se fez sentir, foram muitos os arcuenses que se deslocaram para testemunharem o assinalar do Dia da Liberdade.
Já no sábado, pelas 21h30, decorreu a abertura da Exposição "25 de Abril 40 Anos - Canções da Liberdade". A mostra, inédita e produzida pelo Museu Nacional da Imprensa (Porto), junta mais de cem discos em vinil editados no antes e durante o período revolucionário. São apresentados processos movidos contra músicas e letras de canções ou fados de artistas diversos, e ainda cartazes de alguns espetáculos.
A exposição integra também uma aplicação multimédia, onde se podem escutar as canções principais deste período.
Às 22h00 teve lugar na Casa das Artes o espetáculo musical "Outra Vez Abril". Este projeto musical/performativo arcuense juntou no mesmo palco Miguel Fernandes, acompanhado por Paulo Freitas, Rui Dantas, Carlos Pinto e Deni Pacheco, e os jovens músicos locais coordenados pela professora Maria do Céu Sousa.
Ambos os eventos encheram completamente a casa das Artes para assistir a iniciativas de inigualável originalidade e de sentida homenagem aos 40 anos do 25 de Abril.
Por último, no domingo, pelas 10h30, decorreu a Meia Maratona de Arcos de Valdevez/Caminhada Solidária pelos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez.
Organizada pelo Clube de Atletismo de Arcos de Valdevez, com o apoio da Câmara Municipal, contou com grandes nomes do atletismo português, como a atleta Olímpica Rosa Mota, a qual foi madrinha da prova, e teve como vencedores José Moreira e Sara Moreira.
Esta I Meia Maratona revelou-se um enorme sucesso. Contou com a presença de mais de uma centena de atletas e conseguiu captar a atenção de dezenas de pessoas que aderiram em massa à iniciativa.
A Câmara Municipal fez-se representar pelo Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, e respetiva vereação que fizeram questão de participar na caminhada solidária pelos Bombeiros Voluntários.