Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

APROVADA CANDIDATURA DA ZONA EMPRESARIAL RESPONSÁVEL DO ALTO MINHO (ZERAM)

Primeira Zona Empresarial Responsável (ZER) do norte do país tem investimento ilegível de 1.566.247,87 €, metade comparticipado pelo Programa de Apoio à Localização de Empresas de Baixa Densidade (Norte 2020).

ZERAM.jpg

A candidatura da Zona Empresarial Responsável do Alto Minho (ZERAM), em Messegães, foi aprovada no âmbito do Programa de Apoio à Localização de Empresas de Baixa Densidade (Norte 2020). O investimento ilegível situa-se em 1.566.247,87 €, sendo comparticipado em 50%.

A ZERAM, primeira Zona Empresarial Responsável (ZER) do norte do país, é uma área de acolhimento empresarial com condições funcionais e atrativas para a competitividade das empresas, estando localizada num espaço total de 6,3 hectares, servido por uma área infraestruturada de 4,2 hectares (12 lotes industriais e 1 para serviços partilhados).

O ordenamento inteligente e coerente deste empreendimento, com fácil e adequada articulação dos espaços, concede à ZERAM uma configuração de elevada qualidade e flexibilidade, ajustada às necessidades empresariais e à competitividade das pequenas e médias empresas.

Assim, a ZERAM apresenta-se aos investidores com uma vertente inovadora e diferenciadora, acompanhando as novas tendências de gestão de áreas empresariais, através da promoção do ordenamento do território e da valorização da componente ambiental.

Dotada de serviços agregadores e potenciadores de simbiose industrial e economia circular, este novo empreendimento empresarial revela-se atrativo à captação de investimento, quer pelas condições de funcionalidade apresentadas, quer pela proximidade geográfica à Galiza.

Num projeto adicional, que será objeto de nova candidatura, proceder-se-á à instalação de painéis fotovoltaicos, investimento global estimado em 400 mil euros. Com esta intervenção, a ZERAM alarga os serviços prestados aos investidores, elevando o seu potencial de captação empresarial.

“A ZERAM assumir-se-á como um polo aglutinador e dinamizador da economia local com capacidade para atrair empresas, incentivar a criação de novas estruturas, valorizar o equilíbrio ambiental e aumentar os níveis de empregabilidade na região”

António Barbosa