ANTIGO EURODEPUTADO DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO BACALHAU DA CASA DE TOMAR – CRÓNICA DE TITO DE MORAIS
![]()
O antigo eurodeputado (2014-2019) nas comissões de Segurança Alimentar, Saúde Pública, Ambiente, e suplente na de Transportes e Turismo, José Inácio Faria, integra a lista de convidados ao almoço-convívio Bacalhau ao gosto de António Feijó e Eça de Queirós, evento agendado para o próximo Sábado 26 de Outubro, na casa de Tomar em Lisboa.
Actual deputado á Assembleia Municipal de Lisboa, assessor jurídico na autarquia, Inácio Faria é natural de Vila Franca do Lima, Viana do Castelo. Todavia, a sua juventude decorreu não só no município vianense como em Ponte de Lima, e no exterior, nomeadamente a vida escolar na África do Sul, França e Inglaterra, onde o pai foi embaixador. Fixado depois por terras alfacinhas, prosseguiu seu percurso académico e profissional, aqui salientando-se o desempenho parlamentar na sede da Europa. Durante o seu mandato, a enogastronomia portuguesa registou enfoque, destacando-se várias mostras gastronómicas no Parlamento, na Embaixada de Portugal e retiros da comunidade luso-belga em Bruxelas. Os municípios de Monção, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Vila Verde e Guimarães, tiveram ocasião de apresentar suas iguarias na sede da democracia do velho continente. Foram intervenientes nessas missões, vários chefs de cozinha: o Michelin António Loureiro; o green Thomas Egger; Carlos Torres; Paulo Amorim, Paulo Santos e vários produtores de vinhos Loureiro em Ponte de Lima, como a CUCA, Adega Cooperativa, Vil´ Antiga e Caroça.
Mas, para além desses eventos culinários, também prémios a escolas de Ponte de Lima, Ponte da Barca e Real Associação de Viana do Castelo, estiveram na agenda do eurodeputado do Alto Minho, sempre com visita obrigatória ao Parlamento e ao centro histórico da cidade. Igualmente, instituições da região beneficiaram da sua presença na Bélgica, com visitas de informação, afincadamente os Limianos (Santa Casa da Misericórdia, Bombeiros Voluntários, Universidade Fernando Pessoa, Escola Superior Agrária e Assembleia de Freguesia de Arca e Ponte de Lima), o Moto Clube de Vila Franca do Lima, entre outras.
No desempenho das funções europeias, Inácio Faria chefiou a missão de observadores do Parlamento às eleições nas Honduras, além de representante em outras iniciativas ocorridas no Brasil, Venezuela, Turquia e Taiwan.
Apreciador de boa gastronomia, a minhota é sua preferida, e o Sarrabulho de Ponte de Lima ou o Bacalhau à Chef Egger (Tabuaço), ou de Cebolada, preenchem as suas preferências! É o caso do encontro almoçante na Casa do Concelho de Tomar na capital portuguesa, concerteza…
Mas, se deseja juntar-se ao grupo convivial de tradição de cozinha regional minhota, ainda há umas vagas!
![]()