Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ANGOLA: MINHOTOS QUE VIVIAM EM LUANDA FUNDARAM A CASA DO MINHO HÁ 87 ANOS

A Casa do Minho em Luanda foi dissolvida na sequência da descolonização de Angola e, sobretudo, da guerra civil que se seguiu, após o 25 de Abril de 1974. Porém, se o processo político tivesse ocorrido de forma pacífica e ordeira permitindo a permanencia das gentes que idas da Metrópole fizeram daquele território ultramarino a sua própria terra, a Casa do Minho contaria hoje com 87 anos de existência.

Atuação no N'Gola Cine em Luanda!.jpg

Actuação do Rancho da Casa do Minho no N'Gola Cine, em Luanda

 

Com efeito, os Estatutos da Casa do Minho foram aprovados por alvará do Governo Geral de Angola, nº 2, de 29 de Janeiro de 1932. E, pelo menos à data da independência política de Angola, aquela instituição regionalistasituava-se na rua Luciano Cordeiro, actual rua do Assalto ao Quartel de Moncada, fazendo esquina com a rua Serpa Pinto, actual rua Amílcar Cabral. Era ali o ponto de encontro de muitos dos nossos conterrâneos que viviam naquela cidade, em muitos casos há várias gerações.

À semelhança do que sucedia em Moçambique com a Casa do Minho em Lourenço Marques e porventura com a sua congénere na cidade da Beira, a Casa do Minho em Luanda possuía um rancho folclórico que constituía a sua principal atracção. De resto, é notável a especial afeição que o minhoto possui pelas suas tradições e o seu folclore onde quer que se encontre.

O tempo passa mas temos conhecimento de que muitos daqueles que passaram pela Casa do Minho em Luanda e dela foram filiados, encontram-se actualmente dispersos a viver sobretudo no Minho ou na região de Lisboa.

Pouco mais sabemos acerca daquela instituição regionalista. Mas, com a colaboração dos nossos leitores, talvez possa o BLOGUE DO MINHO dar a conhecer mais aspectos da vivência das nossas gentes naquelas paragens. E, quem sabe, contribuir para a reunião dos ex-sócios e amigos da Casa do Minho em Luanda, à semelhança do que sucede com a ex-Casa do Minho em Lourenço Marques.

Fotos: Maria Fernanda Barbosa

Em Massangano Rancho da Casa do Minho em Luanda.jpg

Actuação em Massangano, no Cuanza Norte

Início do grupo da Casa do Minho de Luanda.jpg

Início do Grupo da Casa do Minho, em Luanda

Numa actuação do Rancho da Casa do Minho em Luanda (Bairro Popular).jpg

Actuação no Bairro Popular, em Luanda, em 30 de Maio de 1968