Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

AMIGOS DA MARINHA DO BRASIL ABREM DELEGAÇÃO EM BRAGA

Protocolo reforça ‘mentalidade marítima’ na Região. SOAMAR instala em Braga primeira delegação fora do Brasil

O Município de Braga assinou um protocolo de colaboração com a Sociedade de Amigos da Marinha (SOAMAR) do Brasil em Portugal. A cerimónia, que decorreu esta Sexta-feira, dia 26 de Fevereiro, nos Paços do Concelho, ficou ainda marcada pela tomada de posse dos delegados e vice-delegados da instituição brasileira no Minho.

O protocolo irá contribuir para difundir e reforçar a mentalidade marítima nos jovens e na população em geral, encorajando o investimento em indústrias relacionadas com os assuntos do Mar, energia hídrica e marítima, gestão de plataformas logísticas de armazenamento e distribuição desde os portos do litoral.

Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, este acordo reveste-se de especial importância, uma vez que existe muito potencial de crescimento económico nos assuntos relacionados com o mar. “Este é um momento importante na história da Cidade, pois em termos económicos e mesmo ao nível do conhecimento e dos recursos, ainda existe muito a explorar nos assuntos relacionados com o mar”.

A Universidade do Minho, “através dos seus centros de investigação” e o tecido empresarial sediado em Braga, “têm aqui uma oportunidade de aproveitar a maritimidade em ligação a uma associação com uma forte ligação à marinha brasileira”, salientou o Autarca.

Com este acordo, a SOAMAR irá instalar a sua sede administrativa regional em Braga, facto que irá permitir uma maior proximidade aos agentes da Região. Este foi um dado realçado por Artur Vitória, presidente da SOAMAR Brasil, lembrando que “é a primeira vez que a associação se instala fora do território brasileiro”.

Segundo o responsável, a localização geográfica da Cidade de Braga foi um factor decisivo para a instalação de uma delegação em Portugal. “Temos sido abordados por vários municípios portugueses, mas demos preferência a Braga por considerarmos que é uma Cidade estratégica pela sua localização, pela sua história e pela dinâmica que possui”, sustentou Artur Vitória.

Para a assinatura deste acordo contribuíram, ainda, a existência permanente e regular, na Universidade do Minho, de Oficiais da Marinha do Brasil, que durante períodos de dois anos habitam em Braga, convivendo com a sociedade Bracarense, assim como o apoio à actividade da SOAMAR Brasil em Portugal, Europa e CPLP por parte da Federação das Câmaras de Comércio e Industria da América do Sul, que engloba nove países, o que resulta em reflexos positivos no relacionamento interinstitucional das entidades envolvidas.