Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

AMARES PROMOVE EMPREENDEDORISMO

A Biblioteca Municipal de Amares, Francisco de Sá de Miranda, acolheu, ao início desta tarde, a sessão de esclarecimento “AMARES EMPREENDEDOR!” onde foram abordadas a Medida StarUP Voucher, destinada a desempregados entre os 18 e os 35 anos com uma ideia de negócio, e a Medida Vale Incubação, destinada a Empresários com empresa criada há menos de 1 ano.

DSC09912.JPG

Dinamizada por Filipe Silva do Instituto Empresarial do Minho, a sessão contou, entre outros, com a presença de 10 empresas criadas no âmbito do Gabinete de Empreendedorismo do Município de Amares e com a vereadora Cidália Abreu,que destacou a importância deste género de iniciativas na promoção da empregabilidade e do empreendedorismo.

A medida StarUP Voucher tem como objetivo promover o desenvolvimento de projetos empresariais através de um conjunto de tipologias de apoio específicas, articuladas entre si e disponibilizadas ao longo do desenvolvimento do projeto empresarial, que se encontre na fase da ideia.

As tipologias de apoio dividem-se em: bolsa (incentivo mensal no valor de 691.70€, no mínimo de 4 meses e no máximo de 12 meses, podendo ser atribuídas até ao máximo de duas bolsas por projeto empresarial; mentoria (acesso a uma rede de mentores capazes de orientar e assistência técnica/prémio de concretização (atribuição de um prémio à concretização do projeto e à constituição da empresa, no valor máximo de 2.000.00€.

Podem candidatar-se a esta medida os jovens que, cumulativamente, tenham idade compreendida entre os 18 e os 35 anos, sejam de nacionalidade portuguesa ou residam em Portugal e não se encontrem a beneficiar de uma bolsa para os mesmos fins. Não possuir outra fonte de rendimento e uma empresa constituída são também requisitos para admissão.

A submissão das candidaturas deve ser efetuada no site do IAPMEI, I.P. (www.iapmei.pt ) até ao dia 19 de dezembro.

Já no que diz respeito à medida Vale Incubação, destina-se a dinamizar a capacidade empreendedora e fomentar as condições para a acelaração e o sucesso de novas empresas, apoiando o desenvolvimento do negócio por via da contratação dos serviços de incubação a incubadoras previamente acreditadas.

São suscetíveis de apoio os projetos de aquisição de serviços de incubação na área do empreendedorismo, imprescindíveis ao arranque das empresas, nomeadamente, serviços de gestão, marketing, assessoria jurídica, desenvolvimento de produtos e serviços e serviços de financiamento.

As candidaturas podem ser efetuadas até 30 de dezembro de 2016 (19h00), sendo que é condição para as mesmas não ter projetos aprovados nas prioridades de investimento referentes à área de inovação produtiva PME.

A iniciativa é promovida pelo CLDS - Valor Humano 3G, da Valoriza, com o apoio de diversos parceiros, incluindo o Município de Amares.

DSC09923.JPG