Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

AMARES PRESERVA TRADIÇÕES

Freguesias e associações honraram tradições no cortejo etnográfico das Festas d´Amares

As tradições, as artes e a história, desfilaram esta tarde pelas ruas principais do recinto das Festas d´Amares, em Ferreiros, no cortejo etnográfico, numa encenação que mobilizou e envolveu várias freguesias e associações do concelho, ranchos folclóricos, duas marchas populares e dois grupos de bombos.

DSC03423

Sob o mote os brasões do concelho, as dezenas de figurantes e os 12 carros alegóricos trouxeram até ao público um pouco da identidade e da cultura do concelho, dando a conhecer as especificidades de cada uma das freguesias representadas.

DSC03388

O presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, marcou presença no desfile e congratulou-se com a adesão dos participantes, destacando o “forte envolvimento das freguesias e associações que uniram esforços para trazer até à população a história e a cultura do concelho, dignificando o património material e imaterial de Amares ”.

DSC03412

Um carro representativo do concelho de Amares abriu o cortejo que terminou com a EscoláBombar. Pelo meio, os ranchos folclóricos exibiram, por entre música e cantares, algumas atividades laborais que fazem parte das raízes do concelho. As marchas de Caldelas e a Popular deram vida àquela que é já uma tradição enraizada nas Festas d´Amares, e que é as marchas antoninas, e as dezenas de figurantes fizeram ressurgir os costumes e as particularidades de cada das freguesias representadas.

DSC03403

E as tradições não ficaram por aqui. Depois do cortejo etnográfico subiu ao palco o Festival Folclórico Concelhio, com a participação dos Ranchos Folclóricos de Goães, das Lavradeiras de Amares, de Lago, de Figueiredo e das Lavradeiras de S. Vicente do Bico. A animação musical vai continuar com as Rusgas de Santo António na Praça (19h30) e com o Rancho Folclórico da Miadela (21h30).

DSC03398

DSC03366

DSC03350