Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

AMARES ESTÁ EM FESTA

Festas d´Amares arrancaram em grande com um mar de gente na Urban Fit

A animação está nas ruas até ao próximo dia 13 de junho com as Festas d´Amares 2016, em honra de Santo António, a encher de cor e alegria a Praça do Comércio, em Ferreiros. O desporto e a pura adrenalina marcaram, em grande, o arranque das festividades com um milhar de participantes, a correr na segunda edição do ‘Amares Urbanfit’ – uma prova urbana de resistência física que combina a corrida com a ultrapassagem de obstáculos naturais e outros propositadamente criados para o efeito – formando uma gigantesca e calorosa moldura humana.

Ao longo do percurso que este ano contemplou novos locais, como a Senhora da Paz e o Campo do Futebol Clube de Amares, os participantes tiveram que superar 30 obstáculos, percorrendo doze quilómetros por vários locais emblemáticos do concelho, com partida e chegada na Praça do Comércio, em Ferreiros.

De dez em dez minutos saíram grupos de atletas, sendo que os 100 primeiros a lançar-se ao desafio foram “os atletas de elite” – aqueles que vieram mesmo para competir. No final da prova, o presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, e o vice-presidente, Isidro Araújo, juntamente com os restantes sponsors da iniciativa, procederam à entrega de prémios, congratulando-se com o sucesso desta iniciativa que superou todas as expetativas, trazendo a Amares atletas de vários pontos do país, dando vitalidade às ruas da vila.

Na categoria feminina, Maria José foi a vencedora (1h33), seguida de Helena Fernandes (1h34) e de Judite Ferreira (1h36). Em masculinos, o primeiro lugar foi alcançado por Ricardo Rego (1h03), o segundo poe Armando Antunes e o terceiro por Francisco Fernandes (1h10). A BTM foi a equipa vencedora da segunda edição das Amares Urban Fit.

Mais 9 dias de festa com um programa para todos os gostos e idades

Por Amares, a festa vai continuar com uma programação variada, popular e moderna, sem esquecer a vertente religiosa. Diogo Piçarra, Ana Malhoa, Zé Amaro, Quinta do Bill assim como Átoa e Quinteto Daniel Pereira são alguns dos destaques musicais desta edição das Festas d´Amares, aos quais se junta o humor de Fernando Rocha, João Seabra e Hugo Sousa. As marchas populares e infantis tal como a majestosa procissão serão também pontos altos das festividades, nas quais o desporto será também presença garantida com a segunda edição do Amares Urban Fit e o 60º Circuito de Ciclismo. As raízes e tradição assumem também protagonismo através do Cortejo Etnográfico e do Festival de Folcore, neste programa que reserva muito outros motivos de atração para amarenses e visitantes.

Amanhã, domingo, o dia arranca bem cedo com o já tradicional concurso de Pesca de Santo António, seguido de uma missa solene da AFAA, na Igreja de Ferreiros (11h15). Ao fim da manhã (12h45) terá lugar a entrega de prémios respetivos ao concurso de pesca. A tarde prossegue com animação de rua com a Escolábombar e a tradição toma conta das ruas no cortejo etnográfico concelhio, este ano subordinado ao tema: os brazões do concelho. Mas as tradições e as raízes não ficam por aí. A partir das 16h30 sobe ao palco o Festival Folclórico Concelhio, com a participação dos Ranchos Folclóricos de Goães, das Lavradeiras de Amares, de Lago, de Figueiredo e das Lavradeiras de S. Vicente do Bico. A animação musical continua com as Rusgas de Santo António na Praça (19h30) e com o Rancho Folclórico da Miadela (21h30).

Na segunda-feira, dia 6 de junho, é a vez do Karaté (21h00) e da Zumba (21h30) animarem os presentes, antecedendo a atuação do grupo Musicando… AFA - Estudos Musicais, às 22h00.

No dia 7, logo pela manhã, as Marchas Infantis (10h00) enchem de cor e alegria a Praça do Comércio, com os mais novos a cumprir aquela que é já também uma tradição do programa das festas em honra de Santo António de Amares. À noite, a animação musical ficará a cargo da Orquestra AECA (21h30) e do Centro Estudos Musicais Luís Capela (22h15).

Na quarta-feira, dia 8 de junho, a Galeria de Artes e Ofícios vai ser palco da Exposição de Andores de Sto. António, inaugurada às 10h00, e o resto do dia é dedicado aos talentos de Amares com duas sunset party´s Made in Amares, uma às 16h00 e outra às 21h00.

No dia 9, a noite está reservada às tunas académicas –Tuna Universitária do Minho e Azeituna – com atuação marcada para as 21h00 e ao humor, com stand up comedy por Fernando Rocha, Hugo Sousa, João Seabra e Sidónio (23h00), sendo que a animação vai prolongar-se com a “Festa na Praça” a partir da 1h00.

No dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (10 de junho), o programa arranca com uma caminhada solidária do CAO, com partida prevista para as 09h00. A tarde, essa, é dedicada às crianças, com insufláveis, palhaços, bonecos, entre outros divertimentos que vão proporcionar instantes de muita alegria aos mais novos. Às 17h00 há o Recreio da Anita, seguido de uma sessão de uma sessão de autógrafos com a ANITA. À noite a animação musical invade os dois palcos das Festas d´Amares, com as atuações de ÁTOA (22h30) e Ana Malhoa & Índia Malhoa (00h15).

No dia 11, a Praça do Comércio recebe a partir das 20h30 novamente animação de rua e depois é tempo para o Grupo de Bombos da Universidade do Minho - Bomboémia animar a festa. A noite prossegue com as atuações de Diogo Piçarra, às 22h30, e dos Quinta do Bill às 00h15. A fechar o dia a festa vai até à Praça, com Chinelos com Vida, Jonh Mayze & Miguel Faria (1h30).

Na véspera de Santo António, o desporto regressa, às 9h00, com Gerês Grandfondo Cycling Road e o 60° Circuito de Ciclismo de Sto. António, com entrega de prémios da segunda prova de ciclismo mais antiga do país reservada para as 12h30. A tarde arranca com animação de rua e à noite o destaque vai para as marchas populares, assumidamente um dos pontos altos das festividades. A Marcha Best, a Marcha de Barreiros, Marcha de Caldelas, a Marcha Popular e a Marcha da Vila vão sair à rua, enchendo de vivacidade o recinto das festas, com atuações na Praça Comércio e na Avenida Sto. António. Na mesma noite, o céu de Amares vai brilhar com a magnífica sessão de fogo-de-artifício (00h30), a anteceder o concerto de Zé Amaro marcado para as 00h45. Depois há festa na Praça noite fora.

No dia Santo António, as festividades arrancam, às 11h00, com uma missa em honra de Sto. António, abrilhantada pelo Coro de Stª Maria de Ferreiros (Igreja de Ferreiros). Da parte da tarde, às 15h00, sobe ao palco a Banda Filarmónica de Bouro e às 17h00 dá-se a entrada da Fanfarra dos Escuteiros de Lago, na Praça do Comércio. Depois (18h00), a Majestosa Procissão Religiosa em honra de Santo António, outro dos momentos mais esperados, percorre as ruas perante uma multidão de gente. A noite vai contar com a presença do Quinteto Daniel Pereira (21h30) e às 23h30 é tempo para os morteiros de encerramento das Grandiosas Festas D’Amares.