Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

AMARES É MUNICÍPIO FAMILIARMENTE RESPONSÁVEL

Amares reconhecida como “Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2018”

O Município de Amares foi distinguido como “Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2018”, uma menção atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), que tem por objetivo galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de apoio municipal às famílias.

_    Autarquia-Familiarmente-Responsável

A cerimónia de entrega das bandeiras aos municípios distinguidos vai ter lugar no dia 21 de novembro, na Fundação CEFA – Fundação para os Estudos e Formação Autárquica, em Coimbra, momento em que o Município de Amares vai figurar entre os 70 municípios reconhecidos, de um total de 130 candidaturas.

Para o presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, este é um reconhecimento do trabalho que têm sido feito na área social em prol das famílias amarenses e que constitui, ao mesmo tempo, um motivo de orgulho e um incentivo para que continuemos a trabalhar cada vez mais e melhor para sermos um concelho mais amigos das famílias amarenses nesta e em outras áreas”.

A vereadora da Ação Social, Cidália Abreu, lembra que esta distinção resulta de uma avaliação feita pelo OAFR a um conjunto de políticas “familiarmente responsáveis” dentro das quais o Município de Amares se enquadrou.

“Isto demonstra que tem sido feito um enorme investimento da área social e familiar e que o Município de Amares está a adotar medidas que promovem, cada vez mais, a qualidade de vida dos amarenses nas mais diversas áreas, nomeadamente no que diz respeito às políticas de apoio à família”. Naturalmente que este reconhecimento externo nos deixa muito orgulhosos”, sublinha.

Entre os critérios de distinção para atribuição do título de “Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2018” encontram-se as políticas de apoio à família em várias áreas de atuação dos municípios, entre outras, serviços básicos, educação e formação, habitação e urbanismo, transportes, cultura, desporto, lazer e tempos livres, cooperação, relações institucionais e participação social, saúde, entre outras.

No caso do Município de Amares destacam-se, entre um conjunto de medidas implementadas, o apoio à aquisição da vacina “Bexsero”, destinada a prevenir a meningite, o “Cartão Municipal Sénior”, a gratuitidade do transporte a todos os alunos de Amares que se encontrem a cumprir a escolaridade obrigatória, desde o 5º ao 12º ano, o projeto “Habitação Digna”, o apoio no transporte a doentes oncológicos e a comparticipação mensal da medicação a mais de 200 idosos do concelho.