ALUNOS DE ESPOSENDE CRIAM BRINQUEDOS COM RESÍDUOS DA FLORESTA
Com o intuito de assinalar o Dia da Árvore, que se comemora a 21 de março, o Município de Esposende, em parceria com a Esposende Ambiente, promove durante a Semana da Árvore, entre 18 e 22 de março, várias oficinas de elaboração de brinquedos florestais nas escolas do 1.º ciclo do concelho.
A iniciativa envolve a participação de cerca de 230 alunos que, deste modo, têm a oportunidade de dar espaço à criatividade e elaborar diversos brinquedos tendo por base apenas resíduos da floresta. Vira-ventos com cascas de eucalipto e animais com bugalhos são apenas dois exemplos das criações que são produzidas, algumas das quais réplicas de brinquedos populares que eram concebidos pelas anteriores gerações.
Esta atividade resulta em benefícios a nível físico e melhoria das capacidades psicomotoras, nomeadamente ao nível da mobilidade articular e manual e da coordenação motora. A nível cognitivo, desenvolve a aprendizagem e a criatividade, constituindo uma boa ferramenta para promover a estimulação cognitiva.
Recolher materiais orgânicos na natureza, nomeadamente da Floresta, contribui para uma maior aproximação das pessoas aos espaços florestais, pelo que esta ação é positiva também por esse prisma, sendo que os resíduos florestais recolhidos, para além de serem ecológicos, podem dar origem a interessantes e criativos trabalhos, que são depois oferecidos aos alunos.
A Semana da Árvore constitui uma oportunidade para abordar, uma vez mais, a importância das árvores e da floresta, bem como a necessidade da sua preservação para o bem-estar da humanidade, numa estratégia que tem subjacente o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere a Proteger a Vida Terrestre (ODS 15) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).