Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ALUNOS DE CERVEIRA SAGRAM-SE CAMPEÕES DO KODU KUP PORTUGAL

O 3º A do Centro Escolar de Cerveira conquistou o honroso primeiro lugar, a nível nacional, do concurso de programação KODU KUP – Portugal, com a criação do jogo denominado "A tabuada num planeta distante". Autarquia acompanhou entrega do prémio e felicita crianças e professores.

13321893_826103764192216_6106167542533277869_n.jpg

Recorrendo à ferramenta pedagógica de programação visual da Microsoft - KODU -, a turma do 3ºA do CEC desenvolveu, no âmbito da disciplina de Iniciação à Programação, um jogo digital associado à matemática, procurando mostrar que aprender a tabuada pode ser um desafio divertido. A Microsoft reconheceu o trabalho, a importância e a aplicação geral, garantindo o primeiro lugar ao "A tabuada num planeta distante".

Para receber o merecido prémio, os alunos deslocaram-se, na passada sexta-feira, a Lisboa, acompanhados pela Vereadora da Educação do Município, Aurora Viães, do Diretor do Agrupamento de Escolas, Professor Venceslau Teixeira, da Professora Titular da Turma, Dina Alvarenga, e do Professor de Programação, Vitor Barrocas. Descrita como uma “jornada inesquecível”, esta viagem proporcionou uma experiência única de visita à sede da Microsoft Portugal para receber a distinção e o prémio, um Surface Pro.

Felicitando a dedicação e criatividade destas crianças, a Vereadora da Educação, Aurora Viães, realça a integração das ferramentas tecnológicas como uma realidade e uma aposta ganha no Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira. “Tem sido muito gratificante ver o impacto no sucesso escolar dos alunos e na criação de projetos desta natureza e na sua distinção à escala global”, assegura.

O Kodu Kup Europe é da responsabilidade da Microsoft Europe e desenvolvido em parceria com o Centro de Inovação da Microsoft em Bruxelas. Ligada ao mundo da programação e da criação de jogos digitais, esta iniciativa já é reconhecida pela Comissão Europeia como uma das melhores práticas para desenvolvimento de competências digitais.