Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ALUNOS DE CELORICO DE BASTO ESCLAREM-SE SOBRE O ENSINO SUPERIOR E O MERCADO DE TRABALHO

Contrato Local de Desenvolvimento Social – Celorico + social esclarece alunos do agrupamento de Escolas de Celorico de Basto

No âmbito do plano de atividades do Celorico+ social a equipa de trabalho, multidisciplinar, deslocou-se à EB2,3/S de Celorico de Basto, no dia 20 de maio, com o intuito de facultar conhecimento sobre o ensino superior e o mercado de trabalho.

celorico +social em ação no agrupamento (1)

Dentro do contexto referido os técnicos apresentaram a formação pessoal como elucidativa no que compete à inserção no novo ciclo de estudos e posteriormente no mercado de trabalho. Partiram da vertente vocacional como fator relevante no que compete à formação. Tendo em conta a conjuntura económica salientaram a necessidade de terem de ser empreendedores passando pelas duas fases fulcrais “planear e realizar”. Por fim destacaram a necessidade de seguir para uma profissão que os “seduza” e os motive para a concretização com brio e dedicação, no sentido do sucesso profissional.

A Subdiretora do Agrupamento de Escolas, Maria José Carvalho, deu início à sessão e enalteceu a ação referindo que “a escola preocupa-se com os alunos enquanto estão integrados no contexto escolar, mas também na sua orientação para o pós-ensino secundário. Esta parceria com a Câmara Municipal e com este projeto CLDS+ vai no sentido de proporcionar aos alunos mais uma oferta de recurso para planeamento da sua vida, quer ela passe pela continuidade dos estudos para a Universidade quer para a vida ativa com a inserção no mercado de trabalho”.

Helena Martinho Costa, coordenadora dos Serviços Sociais e de Saúde, da Câmara Municipal, entidade promotora do projeto, foi perentória na sua alocação ao destacar a necessidade de uma escolha adequada e de acordo com o gosto para o sucesso profissional. “Nem sempre é fácil escolher por uma profissão, e muitas vezes sentimo-nos inclinados para algo que na realidade não irá corresponder às nossas espectativas, devemos seguir a nossa vocação juntando-a às nossas competências e capacidades. O lema, neste contexto, incide na capacidade de dar a volta e se não conseguirmos fazer o que gostamos, devemos ter a capacidade de aprender a gostar do que fazemos” salientou. Por outro lado, “as parcerias neste trabalho são fundamentais quando se pretende trabalhar questões tão difíceis como a formação e a orientação vocacional, por isso esta parceria com o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto está a resultar não só neste trabalho com os jovens mas também com as crianças, nomeadamente, nas ações que estão a decorrer no Centro escolar da Mota”.

Manuel Maria Afonso, Coordenador do CLDS+ “Celorico mais social”, fez uma abordagem genérica dos objetivos do projeto com ênfase para a ação desenvolvida. “A nossa missão é orientar os jovens para o mercado de trabalho, pegar nas competências, na vocação e nas oportunidades de cada um e estabelecer um fio condutor e orientador nesta fase da sua vida. Escolher um curso, estabelecer-se por conta própria ou até mesmo mais formação numa área que complemente a que já têm são alguns pontos a trabalhar com esta população jovem”, referiu.

Os visados, alunos do 12º ano, ouviram atentamente os técnicos que dinamizaram a ação. No final, foi disponibilizado um panfleto com algumas técnicas para um futuro de sucesso e informação pertinente para orientação e apoio junto dos alunos nos serviços do CLDS+.

celorico +social em ação no agrupamento (2)