Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ALUNOS DE CABECEIRAS DE BASTO VENCEM CONCURSO LITERÁRIO

Escola Básica da Ferreirinha vence Concurso ‘Uma Aventura… Literária 2015’

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto congratula-se com a atribuição do 1º Prémio Nacional do Concurso ‘Uma Aventura… Literária 2015’ aos alunos do 3º e 4º ano – Turma C 2 – da Escola Básica da Ferreirinha, da freguesia e vila de Cavez.

O texto original intitulado ‘Uma Aventura no Mosteiro de S. Miguel de Refojos’ destacou-se de entre os mais de 10 mil trabalhos individuais e de grupo, num total de centenas de escolas do ensino básico e secundário espalhadas por todo o país.

De destacar que em nove anos, a EB1 da Ferreirinha conquistou dois primeiros prémios e um segundo prémio no concurso patrocinado pela Editorial Caminho.

O trabalho dos alunos orientados pela professora Maria da Glória Sousa mereceu rasgados elogios do júri do concurso que enalteceu não só a “qualidade do trabalho”, como reconheceu “a dedicação e empenho” de todos os professores envolvidos neste concurso.

Como prémio, as crianças de Cavez verão a sua história/aventura publicada num dos livros da coleção ‘Uma Aventura’ escrito pelas autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

A cerimónia pública de entrega dos prémios está agendada para o dia 2 de junho na Feira do Livro em Lisboa (Parque Eduardo VII).

Esta é a terceira vez que a EB1 da Ferreirinha alcança um lugar de destaque no concurso ‘Uma Aventura... Literária’. Em 2012, os alunos do 2º e 4º anos classificaram-se em segundo lugar a nível nacional e, em 2006, a EB1 de Cavez viu o seu texto intitulado ‘Uma Aventura Mágica’ ser merecedor do primeiro prémio do concurso, cuja história foi publicada no livro ‘Uma Aventura no Labirinto Misterioso’.

Esta é mais uma distinção que engrandece a Escola de Cavez e o Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, que continuarão a fomentar a criatividade nos seus alunos.

O texto ‘Uma Aventura no Mosteiro de S. Miguel de Refojos’ foi criado com base numa visita guiada ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos, candidato a Património Cultural da Humanidade da UNESCO.

De acordo com a professora Glória, o objetivo principal é fomentar a criatividade dos alunos, levando-os a escolher personagens e espaços e a criar uma história que cative o leitor.

“Este prémio é um estímulo” para os alunos continuarem a inovar, considerou a professora.

Estão pois de parabéns todos os alunos, a professora e a escola que alcançaram, com êxito, os seus objetivos e ajudaram a promover o concelho de Cabeceiras de Basto além-fronteiras.